RSS
 

Allez les Bleus ?

24 abr

A tradicional expressão francesa para o seu time avançar parece não ser a expressão daFrançaEleição eleição deste domingo, a França onde foi feita a revolução que trouxe a moderna democracia mundial parece disposta a recuar para um conservadorismo preocupante, vão para segundo turno Marine Le Pen e Emmanuel Macron.

O que fica em jogo agora é o nacionalismo francês, historicamente já um pouco forte, mas agora com a emigração árabe para a África parece se acentuar, enquanto Macron conservador em economia, é menos nacionalista e manterá a França na Zona do Euro, caso esta saia o Euro e ideia de uma Europa Unida começa a enfraquecer.

Um dos favoritos para o segundo turno ,o centro-direita Emmanuel Macron não tem segurança de apoio da direita derrotada com François Fillon e da esquerda com Jean-Luc Mélenchon, segundo o IFOP, o instituto de pesquisa de opinião francês, cerca de 26% dos eleitores dizem que sua decisão não é definitiva, enquanto os eleitores de Le Pen 85% não têm dúvida, então o terreno da candidata ultradireitista é sólido e pode avançar.

As prévias feitas para as eleições em primeiro turno de domingo, davam os números da candidata da Frente Nacional: entre os trabalhadores (43% votariam nela, duas vezes mais que e Macron, entre os jovens (30% na faixa de 25 a 34 anos); entre as pessoas com menos formação (33%); e nas regiões rurais (26%).

Onde Marine Le Pen tem menos sucesso são: entre os universitários (7%), os estudantes (9%), no conjunto da população em Paris (9%) e entre os maiores de 64 anos (14%), como a eleição de Trump é no interior e nas pessoas menos esclarecidas que a ultradireita avança.

As sondagens feitas para o primeiro turno sobre possíveis duelos no segundo tinham claras os cenários: Macron ganharia de qualquer rival, e Le Pen perderia também contra Fillon e Mélenchon, justamente dois derrotados no primeiro turno, o que torna este segundo turno muito disputado

 

Comentários estão fechados.