RSS
 

Pode acontecer o impossível

12 out

Talvez seja o que mais podemos esperar quando estamos numa situação que não há para onde correr, deve haver uma saída, recorremos a física e a filosofia, talvez falte a teologia ou alguma forma de mistério acessível ao ser humano.

Um raciocínio que devemos fazer nestes casos é muito simples, se formos pelo caminho que já é conhecido teremos a mesma resposta, mas o novo não é necessariamente uma mudança de rota, pode ser, é o que pensamos nas eleições brasileiras, um eterno retorno ao mesmo.

O novo neste caso é uma relação nova entre a classe política e a sociedade, entre ricos e pobres, e em especial, fora do dogmatismo de cada corrente de pensamento, difícil muito difícil, os ressentimentos são sérios e as ofensas são graves, mutuamente graves.

Recorro a uma passagem bíblica, a do jovem rico que ao aproximar-se de Jesus diz que gostaria de ganhar a vida eterna e Jesus responde Mc 10, 19-20: “Tu conheces os mandamentos: não matarás (sic), não cometerás adultério (opa), não roubarás (corrupção não), não levantarás falso testemunho (fake news), não prejudicarás ninguém (negros, indios, lgbts), honra teu pai e tua mãe (não está escrito honra o estado)”, mas o jovem responde “Mestre tudo isso tenho observado desde a minha juventude”, mas ao propor que doe seus bens, ele vai embora.

Espera não terminou, exegetas e fundamentalistas ignoram o trecho seguinte, no qual até os apóstolos ficam assustados imaginando-se também ricos, e como o são os políticos de hoje, mas Jesus acrescenta: Mc 10, 27: Para os homens isso é impossível, mas não para Deus. Para Deus tudo é possível”.

Há então agora entendemos, está tudo aí, não ainda não, pois tanto o jovem rico quanto os apóstolos tem um “chamado” a uma mudança de rota, e o trecho final é o mais importante Mc 10,29-30 “Em verdade vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e do Evangelho, receberá cem vezes mais agora, durante esta vida — casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições — e, no mundo futuro, a vida eterna”.

Poder ganhar o mundo, podem ganhar as eleições, mas em paz com Deus e com a consciência é outra coisa.

 

 

Comentários estão fechados.