Google TV é anunciada em evento
Fundado em 1976, o Edinburgh International Television Festival se realizou entre os dias 26 e 28 de agosto, e a Google anunciou oficialmente sua TV para a Europa em 2012.
O festival teve palestras de aberturas, tópicos de pré-visualizações, aulas magnas, entrevistas uma rede de festas que contribuiu para um fim de semana agitado.
Num sessão de palestras de abertura Eric Schmidt, diretor da Google, procurou tranquilizar os radiodifusores, segundo notícia da Reuters procurou acalmar os grandes do setor e afirmou:
“Algumas pessoas nos EUA temiam que quiséssemos competir com emissoras ou criadores de conteúdo. Na verdade, nosso interesse é o oposto”, disse ele a uma plateia que foi conquistada com o estilo amigável e pelos elogios à qualidade da televisão britânica, em seguida complementou: “Esperamos apoiar a indústria produtora de conteúdo ao disponibilizar uma plataforma aberta para que a próxima geração de TVs evolua, do mesmo jeito que o Android é uma plataforma aberta para a próxima geração de aparelhos móveis”, sem esconder os interesses na área.
Ao comprar a do Motorola Mobility por 12,5 bilhões de dólares na semana passada (ver nosso post) a empresa adquiriu junto um “set top boxes” (conversores) que distribui conteúdos de algumas das maiores companhias de TV a cabo dos EUA.
Google TV é uma plataforma de software que possibilita a interação entre um conjunto de usuários de TV, trabalhando em conjunto a Internet e TV a cabo, podendo ainda usar uma conexão de satélite para trazer uma experiência de aplicativos app- TV Web combinados para uso em televisores convencionais. Assim a Google TV poderá, por exemplo, usar o seu smartphone como um controle remoto, pesquisar na Internet em suas TVs enquanto assiste a um show, e criar uma home page sobre estes conjuntos que se parecem muito com uma tela de iPhone mas com estilo de menu de um home theather, mas incluiu o lançamento de vários ícones para aplicativos e canais de TV.
Em maio passado, o Google afirmou que não tinha planos para o produto além dos Estados Unidos, agora já mostra os planos.
Schmidt também falou sobre um possível acordo com o governo britânico com a ideia de desligar temporariamente os serviços de Internet como uma forma de controlar o uso das mídias sociais pelos desordeiros.
Esperamos que não adira totalmente a ideologia das mídias verticais, seria o fim da credibilidade do gigante de buscas e abriria nova etapa neste setor.