RSS
 

Entre a trégua e a escalada dos conflitos

12 mai

Um novo cenário preocupante surge na disputa da Índia com o Paquistão pela região da Caxemira, houveram ataques de fronteira e felizmente logo a seguir foi declarado um cessar-fogo com a intermediação dos Estados Unidos, até mesmo a China tem interesses na região (mapa).

As hostilidades se iniciaram no dia 22 de abril após conflitos na fronteira e na sexta-feira passada (9/5) um bombardeio indiano matou cinco civis e feriu outros 29, com uma resposta paquistanesa com drones e bombas.

Outro cenário preocupante é a região fronteiriça da Rússia com a Finlândia, o Reino Unido e a Finlândia fizeram treinamentos táticos de defesa da OTAN chamado de Exercício Mighty Arrow 25, o objetivo é reforçar a cooperação de defesa naquela região de enorme fronteira com a Rússia.

As perspectivas de tréguas existem, o governo soviético aceitou uma negociação direta com a Ucrânia para o próximo dia 15/05 em Istambul na Turquia, a Ucrânia deve perder territórios.

O conflito entre o Hamas e Israel prossegue, um alto funcionário do grupo informou à agência Reuters que um refém israelense-americano Edan Alexander seria libertado num gesto para facilitar as negociações de cessar-fogo com Israel, entretanto as negociações iniciam sem trégua.

No desfile do dia da Vitória em Moscou, com a presença de aliados do Kremlin, desfilaram tropas russas que combatem na Ucrânia e também tropas da China e da Coreia do Norte, reforçando a ideia de alinhamento entre os países, outros governantes estavam presentes como Nicolas Maduro, Daniel Ortega e o presidente Lula do Brasil.

O novo papa Leão XIV disse em sua aparição dominical “guerra nunca mais”, já havia dito “o mal não vencerá” e não se refere a nenhum dos lados em conflito, mas o fim dos conflitos.

É uma etapa decisiva para a paz senão houverem acordos claros uma escalada é esperada.

 

Tags: ,

Comentários estão fechados.