RSS
 

Egito um ano depois: comemorar ou protestar ?

24 jan

Certamente amanha (que será madrugada no Brasil) deverão haver dois  tipos de manifestação no Egito, um que mostra a mudança que ainda não foi feita e outra que comemora uma mudança que apenas se iniciou. Faz um ano que o Egito iniciou sua “primavera árabe”.

No ano passado aconteceram 3 episódios emblemáticos: dia 29/6  um confronto entre policiais e manifestantes na agora famosa Praça Tahir deixou um saldo de 120 hospitalizados e 34 presos, a manifestação lembrava as 346 mortes durante o levante popular; o blogueiro Loai Nagati de 21 foi um dos detidos.

O segundo importante evento aconteceu no dia 4/6, quando 10 soldados acusados de matar pessoas em Suez foram libertados sob fiança que gerou muitos protestos no Cairo, e o terceiro aconteceu em 5/7, quando foram absolvidos os ex-ministro da Informação Anas El-Fiqi e o ex-ministro das Finanças Youssef BoutrosGhali, ambos acusados de desvio de recursos públicos para a propaganda do Partido Democrático Nacional, que tornou-se ilegal mas existe na prática e procura exercer influencia política no governo militar.

Com a saída de Mubarak formou-se um governo interino composto por militares, mas aumenta a insatisfação e desconfiança, enquanto um esboço de nova Constituição começou a ser redigido e deverá ser aprovado por referendo, mas com pouco debate.

Em outros países também haverão protestos pedindo que as mudanças avancem.

 

Tags:

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.