RSS
 

Diaspora: a alternativa aberta de Redes Sociais

27 ago

Segundo noticia do BBC News , Diaspora, uma alternativa de código aberto ao Facebook, chega em breve ao mercado de redes sociais eletrônicas, segundo seus desenvolvedores como uma rede com “privacidade de conhecimento e pessoalmente controlada”.

O projeto está aparecendo em manchetes desde início deste ano quando o Facebook teve problemas de privacidade, tendo que mudar opções que foram criticadas por serem além de inseguras, muito complexas e confusas, como por exemplo, noticiada na PC Words on-line.

Desenvolvido por quatro estudantes americanos, já arrecadou mais de US $ 200.000 (cerca de 350 mil reais), que afirmam empolgados no blog da equipe de desenvolvimento:  “Estamos trabalhando o Diáspora, apreciamos ele, e está aberto em 15 de setembro,” escreveu a equipe no blog  joindiaspora.
A equipe disse que tinha passado o verão “edifício claro, compartilhando contextual”, explicando o que isto significa: “uma forma intuitiva que permita aos usuários decidir, e não imaginar decidir, qual o conteúdo que vai para os seu colaboradores e que são usufruídos por todos participantes . Sabemos que é um difícil o problema de interface [do usuário] e levamos isso a sério. ”

O projeto foi iniciado por três estudante de Ciência da Computação e um matemático de Nova York, eles foram impulsionados pelas críticas ao Facebook, a maior rede social do mundo, e Max Salzber, um dos fundadores disse na época:  “Nós queremos colocar os usuários de volta no controle do que eles compartilham”, noticiado no site da BBC.

Para iniciar o projeto,  equipe voltou para o site Kickstarter para angariação de fundos pensando em levantar  0 mil dólares, cerca  R $ 18.000, que pensaram que seria necessário para construir a rede, mas no final já levantou (dado do dia de hoje) a quantia de U$ 200.642, com mais de 6.500 doares e até  Mark Zuckerberg, o fundador do Facebook, teria doado para o projeto.

A versão inicial do Diáspora irá ao ar dia 15 de Setembro, o que significa que a equipe vai tornar o código fonte disponível para qualquer um ver e modificar neste dia, e terá um site no qual todos podem se inscrever.

Muitos acreditam que será difícil para desafiar o Facebook, que agora tem 500 milhões de usuários e capital estimado em US $ 33 bilhões.

 

Tags:

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.