RSS
 

Maias: fatos e fantasias

20 dez

Amanhã não é o fim do mundo, mas o que previram os maias?

O que é fato e o que é pura superstição, tudo que sabemos é que Einstein mostraram possibilidades teóricas que alguns efeitos catastróficos podem acontecer realmente, e, que o calendário Maia prevê o fim de uma “era” cujo conhecimento astronômico era verdadeiro, o 3º. Movimento da Terra chamado e precessão (além da rotação e translação a terra tem este movimento) e poderíamos estar completando o ciclo deste movimento que provocaria um alinhamento com o centro da Galáxia. Mas nem os Maias nem os cientistas informam que este seria este “o momento”.

Astrólogos (não confundir com astrônomos) dizem que no período descrito pelos Maias, a Terra estará alinhada com o centro da Galáxia e com o Sol, e isto provocaria terremotos, Tsunamis e erupções vulcânicas.

Os Maias previram muitas coisas, sabiam por exemplo, que o homem branco chegaria por volta de 1519, curiosamente foi o ano que os espanhóis que colonizaram o México tomaram contato com a civilização, na época já decadente, e teriam previsto a própria decadência muitos anos antes. Foram um povo “evoluído”, o fato que chegaram a ter cidades com 20 mil habitantes, implica em sistemas de água, alimentação e saneamento “sustentáveis”, coisas que alguns antropólogos atuais atestam.

O movimento de precessão é um movimento de inclinação da Terra torno do eixo como um peão, em torno do próprio eixo, e assim como a rotação e translação tem seus ciclos (24 horas e 365 dias) temos um movimento de precessão de 56 mil anos que se completa agora, o calendário Maia conhecia isto

A precessão do eixo de rotação da Terra é causada pelas perturbações da Lua e do Sol na Terra, mas a influência no periélio (o eixo da Terra em relação ao Sol) é devido a influência de grandes planetas como Saturno e Jupiter, e este movimento de precessão em relação ao Sol é que data de cerca de 23 mil anos.

Ela faz que na data de uma estação, no caso entrando no verão, a Terra esteja em uma posição diferente na órbita em torno do Sol, com o passar do tempo no período de 23000 anos haja uma mudança da data de periélio, mas com pouca ou nenhuma influência nas estações, na realidade.

 

Tags:

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.