Europa avança projeto para nuvens
Enquanto patinamos aqui para tentar criar iniciativas que auxiliem as nuvens, a União Européia segue em frente com processos fundamentais para o desenvolvimento de um ambiente em nuvens.
Sobre as nuvens há duas correntes claramente distintas, os céticos que dizem que os problemas de segurança e privacidade vão crescer com o uso das nuvens, outros que veem que as nuvens serão uma clara revolução na forma como usamos nossos computadores e os principais intervenientes deste mercado que são a confiança das empresas e dos cidadãos comuns seguem problemáticos.
Os Cloud-céticos estão preocupados com a segurança dos dados e exposição legal, mas o que realmente é importante é o que significa informação em nuvem, compartilhamento e serviços.
O megaprojeto CLOUDCATALYST FP7, financiado pela comunidade européia visa combater estes problemas, fornecendo ferramentas úteis para fomentar a adoção da computação em nuvem na Europa e para impulsionar o mercado europeu Cloud Computing.
Ele tem como alvo principal os desenvolvedores de software, os membros da comunidade científica em desenvolvimento e implantação de soluções de computação em nuvem, incubadoras nos níveis local, nacional e europeu, atingindo as grandes, médias e pequenas indústrias, as start-ups e os empresários que compartilham de uma necessidade de soluções flexíveis e escaláveis.
A ideia principal a é criar “uma comunidade forte e entusiasta de adotantes e simpatizantes na Europa Nuvem “, diz o site do projeto, que é ligado a CORDIS (Community Research and Development Information Service).