Evento discute tecnologia na educação
O evento realizado em São Paulo, patrocinado pela Fundação Santillana e a Unesco (um ramo da ONU para cultura e educação), debateu quais as correlações diretas entre o uso de tecnologia e melhor aprendizado, mas não houve consenso.
O documento final afirmou que “O uso bem-sucedido da tecnologia sempre vai acompanhado de reformas em outros aspectos – como currículo (escolar), avaliação e desenvolvimento profissional dos docentes”, ou seja só haverá bom uso com boas reformas.
Os especialistas também afirmaram que se internet, tablets, computadores, aplicativos e outras plataformas forem usadas tanto para ampliar a imaginação dos alunos como auxiliar o trabalho do professor, sempre tendo objetivos claros, o resultado poderá ter impactos positivos não nas notas, porque esta pode significar apenas um determinado aprendizado, mas principalmente para desenvolver novas habilidades e o engajamento dos estudantes.
Em função do debate a BBC Brasil levantou dez tendências relacionadas ao uso da tecnologia na educação, das quais destaco 5 essenciais: 1) Agregar valor ao trabalho do professor em vez de substituí-lo, 2) Melhorar processos, sem precisar mudá-los radicalmente, 3) a tecnologia pode ser usada para ajudar para ajudar professores e alunos a trabalhar conteúdos mais abstratos, 4) o professor deixa de ser apenas transmissor de conhecimento, mas sim um mediador – orientando alunos com instruções, feedback, contexto, exemplos e perguntas-chave, e, 5) é no ensino de ciências e de exatas é onde estão a maioria das experiências bem-sucedidas de avanço com a tecnologia.
No Brasil já há plataformas como a Padlet nas quais professores e alunos colaboram no ensino.
O fundamental é planejar e saber que a tecnologia é um auxiliar, não é o essencial no ensino.