RSS
 

Arquivo para abril 5th, 2011

Bahrein prende blogueiro e ativistas

05 abr

Mapa do BahreinSegundo Nabeel Rajab, chefe do Centro do Barein para os Direitos Humanos, o blogueiro al-Yousif e mais dois ativistas haviam sido presos na quarta-feira (30/03) e depois das medidas repressoras há duas semanas contra manifestanções antigoverno  250 pessoas foram detidas e 44 estão desaparecidas segundo a Reuters.

Segundo esta fonte os EUA estão profundamente preocupados com a prisão de Mahmood al-Yousif e dos dois outros ativistas e conforme afirmou Mark Toner:  “Esperamos que a decisão do governo do Bahrein de prender blogueiros e ativistas da internet não torne mais difícil o retorno de um diálogo nacional que solicite visões e opiniões de todos no país”.

Os EUA, que mantêm uma base militar no Barein, apelaram para que ambos os lados estabelecessem um diálogo político confiável, mas ele tem crescido de modo muito lento.

Os protestos no Bahrein começaram no dia 14 de fevereiro seguindo os de Tunísia, Egito, Marrocos, Líbia e Iêmen, cujos cidadãos se manifestam pedindo reformas democráticas, em todos estes países dezenas de mortes e a internet tem sido um meio eficaz de denúncia.

O déspota que manda no país, Hamad bin Isa Al Khalifa, e que declarou estado de emergência por três meses (BBC)  adiou o Grande Premio do Bahrein de Formula 1, mas a nova data pode ser dificil de ser marcada.