RSS
 

Arquivo para abril 2nd, 2011

Crise no Bahrein demite governo no Kuwait

02 abr

Toda a cúpula do governo do Kuwait demitiu-se justificando-se pelasCrise no Kuwait tensões que têm afetado o Bahrein, que está em estado de emergência devido aos protestos pró-democracia que decorrem no país desde o início de Março.

A demissão, segundo o The Huffington Post, prende-se com «os recentes desenvolvimentos locais» e os decorrentes «efeitos negativos na unidade, segurança e estabilidade» do Kuwait.

Segundo o Haffington Post,  três membros do governo teriam impulsionado a demissão para serem questionados quanto à não contribuição de tropas do Kuwait para a força militar enviada para o Bahrain a 14 de Março.

Neste dia o rei  Hamad do Bahrein decretou estado de emergência por três meses, e solicitou que as tropas do Golfo entrassem no país para ajudar a acabar com os protestos antigoverno.

No dia 15 de março mais de 40 mil soldados de tropas árabes entraram no Bahrein para impedir as manifestações, o Kuwait teve problemas para enviar soldados, neste período houveram duras repressões e diversos vídeos no Youtube foram retirados, os vídeos que permanecem exibem uma advertência inicial.

Porem no Kuwait há uma pressão da oposição para que membros do governo sejam questionados no parlamento sobre abusos de poder, irregularidades financeiras e tentativas de repressão da liberdade.

 

Campanha de combate a corrupção mobiliza a Web

02 abr

O presidente da organização européia Sócios Contra a Corrupção (Epac, na sigla em Inglês), Martin Kreutner, destacou que o Banco Mundial calcula que o montante global pago em ações corruptas ou fraudulentas é entre US$ 1 trilhão e US$ 1,6 trilhão por ano no mundo todo e destacou que só  “Na África, a quantidade de dinheiro associada à corrupção chega a 25 % do Produto Interno Bruto (PIB)”, acrescentou Kreutner.

O Brasil não fica atrás, praticamente todas as obras públicas há superfaturamento, o interesse por obras faraônicas é motivado não pelo interesse público, mas pela gula e ganância dos corruptos, para os acordos dos mensaleiros e para abastecer a base partidária dos governos e aprovar com maior facilidade os seus planos, com isto a discussão empobrece, a democracia toma um duro golpe e a corrupção se estabelece .   

Porém a lógica dos últimos anos é condenar somente a corrupção dos que se opõe ao governo usando alguns notórios como exemplo.

A imprensa não divulga, o governo faz uma pressão enorme para que o processo do mensalão que envolve membros do partido governista não dê em nada, o relator do processo do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, no julgamento de 2007 era muito ativo. A abertura da ação penal contra os 40 envolvidos, passou praticamente sem reparos ao seu voto, garantiu-lhe uma certa blindagem. 

Mas agora a situação política mudou sendo praticamente unanimidade entre os ministros do Supremo que, dos 38 réus que serão julgados, poucos serão os condenados, pois figuras como o ministro Dias Toffoli são declaradamente governistas e tem dois pesos e duas medidas.

O relatório feito pela Policia Federal que foi entregue ao ministro Joaquim Barbosa com 332  páginas sobre o escândalo do mensalão confirma que existiu o esquema de desvio de dinheiro público e uso para a compra de apoio político no Congresso, mas artimanhas acontecerão.

A esperança da sociedade é se mobilizar e enviar ao ministro Joaquim Barbosa telegramas reclamando a coerência do Supremo e somente uma exigência popular pode reverter este quadro evitar mais uma pizza.

Vários grupos vão se mobilizar e enviar seus recados no mesmo dia: 3 de abril, domingo.
Telegrama é simples, barato e tem peso.  Vamos mudar a lógica de 2 pesos e 2 medidas.

TELEGRAMA FONADO:
Capitais e regiões metropolitanas – 3003 0100
Todas as demais localidades brasileiras – 0800-725 7282

TELEGRAMA NA WEB
http://www.correios.com.br/
Ao entrar, no topo à esquerda da página, clique em ENVIAR. Ao abrir nova página, clique em TELEGRAMA.