RSS
 

Arquivo para abril 1st, 2011

Síria urgente: governo demite equipe

01 abr

Um dia após todo o ministério do governo se ter demitido em bloco, a população síria aguarda ansiosamente que o presidente do país Bashar al-Assad anuncie o fim do estado de emergência decretado e iniciar um processo de abertura que dê fim ao autoritarismo que dura 48 anos.

A demissão do governo tem o intuito de amenizar a recente onda de protestos que se tem verificado no país desde o início do ano.

No discurso que fez quarta-feira logo após demitir todo seu governo,  Bashar al-Assad afirmou que «apóia as reformas e as exigências da população», mas advertiu que «não está a favor do caos e destruição», sobre as influências externas afirmou: «Não quero que as pessoas pensem que estou a culpar o que está a acontecer internamente com conspirações externas, mas elas estão interligadas».

Abdel Majid Manjouni, principal líder de oposição e presidente do Partido Social Democrata da Liga Árabe, vê esta demissão como «manobra», visto que o problema «não está no governo, mas antes nas políticas do estado», ou seja, que «Não são os ministros que decidem essas coisas [as políticas de Estado]. É o presidente, é ele que toma as decisões» acrescentou.

Entretanto espera-se medidas imediatas de democratização e fim da repressão militar que acontece desde o início das revoltas.

 

Pesquisadores digitalizam fitas de importante Conferência

01 abr

Os pesquisadores Michael Dulock  e Holley Long da Universidade do Colarado realizaram uma pesquisa publicada num artigo da Revista D-Lib Magazine, intitulado “The Conference on World Affairs Archive Online” (CWA),  onde descrevem o processo de digitalização desta importante conferência sobre assuntos mundiais, realizada desde 1948 e idealizada então pelo sociólogo  Howard Higman que escreveu sobre o começo da CWA.

Segundo os autores, entre dezembro de 2009 e março de 2010 o projeto piloto trabalhou em 80 gravações de vídeo e audio que foram digitalizadas, que foram marcados com 15 metadados completos e apresentação na Biblioteca Digital do Colarado e apresentado na Conferência CWA de 05 de abril de 2010, e o trabalho agora aparece na D-Lib.

Esta conferência e importante porque tornou-se um fórum de muitas discussões incluindo tópicos como musica, arte, literatura, ativismo ambiente, negócios, ciência, jornalismo, tecnologia e espiritualidade entre muitos outros assuntos, passaram por ela pessoas como: Steven Allen, Joseph Biden, Norman Cousins, Roger Ebert, Buckminster Fuller, Molly Ivins, Henry Kissinger, Charles Krauthammer, Paul Krugman, Annie Liebowitz, George McGovern, Arthur Miller, Ralph Nader, Eleanor Roosevelt, Studs Terkel, Norman Thomas, e Ted Turner.

Como não poderia deixar de ser, esta conferência apresenta uma visão americana dos fatos ocorridos desde o final da guerra, portanto parcial, mas importante de ser dialogada e revista.

A página da conferência deste ano afirma que o “alvorecer do século 21 trouxe consigo muitas questões prementes e levantou muitas questões cruciais” e que desde “a década de 1990, as pessoas têm dito que a humanidade precisa de novas soluções, que entrou em um estado de transição”. E agora que uma economia global que está se recuperando, está  trazendo consigo exigencias de paz e maior harmonia social conforme escrito no site deste ano “ o mundo parece estar escrevendo um novo capítulo na sua história”.

A CWU de 2011 começa dia 04 de abril e convida os novos heróis do século XXI a escrever um novo capítulo da história da humanidade, seria bom se a visão belicista americana fosse realmente superada.