RSS
 

Arquivo para agosto 3rd, 2011

Robôs, games e crowdsourcing

03 ago

Um artigo que reúne estas três idéias muito atuais foi apresentado no 2º. IEEE Simpósio Internacional sobre Robô e Comunicação Interativa com Humanos (Ro-Man) que termina hoje em Atlanta na Geórgia.

A ideia foi inspirada por sucessos outros sucessos em pesquisas de inteligência artificial, tais como: sistemas de tradução online onde o sistema é treinado usando pares de documentos que foram traduzidos por humanos e pelo programa, que comparando as traduções com as originais, faz o software aprender a traduzir palavras e expressões entre duas línguas diferentes.

Sonia Chernova em Worcester Polytechnic Institute, em Massachusetts, adotou uma abordagem semelhante para levar a uma melhor interação entre humanos e robôs, que para treinar seu sistema criaram um jogo real de interação social e comunicação, chamado Mars escape , onde dois jogadores online, cada um com controle de um avatar, uma humana e um robô, trabalham juntos para resgatar objetos em um condenado laboratório para testes dos equipamentos de Marte

Com o Mars Escape em teste no ano passado, Chernova registrou o diálogo e ação de mais de 550 sessões do jogo, e depois disto foi levado para o Museu da Ciência em Boston, onde 18 visitantes foram pareados com um robô alimentado com base nos dados por software Mar Scape.

Os resultados foram encorajadores Chernova, e seus colegas dizem no artigo apresentado no evento Ro-Man em Atlanta que os passos seguintes serão mais inovadores.

Os próximos experimentos serão mais ambiciosos, colocar o seu laboratório PR2 no state-of-the-art PR2, com a mesma classe de robô como James, que planeja tornar disponível online. O robô será colocado em uma cozinha e os usuários serão convidados para ajudar a executar tarefas comuns, como a busca de objetos de armários.   By allowing people to pilot real or simulated robots over the internet in trial experiments, they hope to recreate the fast and flexible behaviour that comes effortlessly to humans.

Os dados que geram poderia ajudar a criar melhores robôs domésticos. A interface online será demonstrada para os pesquisadores em agosto deste ano e deverá estar disponível ao público até o final do ano.

O plano é que no futuro sejam possível tornar habilidades de muitas pessoas disponíveis nos “hábitos” dos robots, por isto o uso do Crowdsourcing para treiná-los.

Permitir que pessoas pilotassem robôs reais ou simulados através da internet em experimentos, vão recriar rapidamente comportamentos flexíveis e mais “humanos” nos robôs, seguno afirmou para a revista New Scientist, Chad Jenkins , um pesquisador de robótica da Universidade Brown, em Providence, Rhode Island: “Crowdsourcing é um caminho realmente viável para a obtenção robôs para fazer coisas que são úteis para as pessoas”.