RSS
 

Arquivo para agosto 27th, 2011

Investimento em TI e as clouds

27 ago

Diversos blogs e sites discutem o futuro das TIs e o necessário investimento na área, entre eles destaco os blogs de Mauricio Medina e Fatos Digitais, mas somente para aqueles que não estão convencidos que TI é realmente um investimento.

Um dos segmentos que deve crescer é o de cloud computing, segundo estudo Unit4 em 700 médias e grandes empresas de 12 países, revela que a maioria pretende investir em cloud computing para aplicações de back-office (são os departamentos administrativos de uma empresa, departamentos que mantém nenhum ou muito pouco contato com os clientes, a definição é de Mervyn J. King e não tem nada a ver com outsourcing).

Segundo a Computer World isto poderá cair nas costas dos administradores de rede, e assim como o VoIP aproximou o mundo da telefonia da segurança em TI, o mesmo vai acontecer sistemas baseados em rede.

Isto é importante para o planejamento estratégico das empresas, a maioria pensar em crescer o espaço físico e investe em segurança penso justamente nisto, mas a tendência de mercado revela que este segurança deve migrar para a TI.

Mas o nível de crescimento deverá permanecer estável este ano, ainda segundo o Unit4, somente 4% das empresas vão diminuir o seu investimento, e 31% sequer têm previsão de investir neste segmento.

Mas o mercado segue firme, pois 65% das empresas investirão pelo menos o mesmo que no ano passado, destas  62% tem um motivo fundamental para continuar a confiar nas clouds que é a facilidade de manutenção, enquanto que 44% ressaltam que preferem por causa da escalabilidade que oferece a computação na nuvem.

Mas já há fortes preocupações também, pois 51% se preocupam com a perda de controle da informação, enquanto outros 54% com a excessiva dependência da Internet.

O estudo não vê diferenças entre o setor público e o privado quanto ao ritmo de adoção do modelo cloud.