RSS
 

Arquivo para fevereiro 26th, 2013

EUA poderá ter faixa de comunicação liberada

26 Fev

Um passo que poderá ser um grande avanço nas telecomunicações está em discussão nos Estados Unidos devido o “congestionamento” nas taxas de banda larga, a notícia saiu no último dia 20 no New York Times.

Tendo uma das internets mais caras do mundo, de aproximadamente R$65 para 1 Mbps por mês, o Brasil ainda tem a média máxima de velocidade de 500 Kbps (ou seja, metade de 1 Mbps), e as operadoras pressionam para baixar as metas da banda larga.

Embora conversar nunca tenha tido limites, é claro exceção em regimes totalitários, as frequências para transmissão de telefonia tem controle estatal regulado em quase todos países, mas o congestionamento devido um uso cada vez maior de pessoas, poderá por fim nesta falta de liberdade midiática.

A Comissão Federal de Comunicações (FCC) está propondo a criação de uma grande faixa de alta frequência dentro do espectro das frequências controladas (rádios, TV e as famosas larguras de banda) para uso não licenciado por dispositivos aliviando a superlotação das redes Wi-Fi.

As novas regras permitidas em velocidades de transmissão de até 1 Gbps, mais de 100 vezes mais rápido do que a média de conexão de Internet nos EUA (10 Mbps), e mais de mil vezes a do Brasil (a taxa citada de 500 kbps), o que representará um grande avanço lá.

O novo espectro não licenciado poderá promover a inovação, mas também novas pressões, e poderá dar um novo potencial de transmissão WiFi gratuita e livre, o padrão 802.11ac Wi-Fi.

Lá o congresso exige esta expansão, e a administração Obama incentiva a partilha do espectro, a FCC disse que aceitará comentários públicos antes de redigir as regras finais, o que pode demorar mais de um ano, porém o caminho parece aberto.