RSS
 

Arquivo para fevereiro 7th, 2013

Clay Shirky e a cultura digital

07 fev

Apesar de opiniões polêmicas, de contradizer vários apocalípticos da internet, ele é um colunista (escreve no New York Times, Wall Street Journal, Harvard Business Review e Wired) bastante lido e comentado, assim como é sempre lembrado em muitos programas, como o HardTalk da BBC News .

Foi um ativista contra os projetos PIPA, SOPA e muitas outras leis que querem “fechar” a internet como forma de “calar” as multidões.

Suas duas obras obra Here Comes Everybody (Ai vem todo mundo em Portugal e Eles vem aí no Brasil) analisa o fenômeno do avanço da participação do usuário da Internet em projetos como os de crowdsourcing e muitos outros, em 2010 publicou “Cognitive Surplus: Creativity and Generosity in a Connected Age” traduzido no país como “A cultura da participação”.

Shirky mostra a profunda mudança do “massa media” já em curso sobre a economia, a cultura e a política, e fala de uma “Internet sendo executada no amor” para descrever a natureza das colaborações, e em situações que agregam muito mais que ações individuais, o estigma que muitos atribuem a Web e a Internet.

No livro ele discute as maneiras que a ação de um grupo acrescentam algo mais que a ação individual, e que esta colaboração “crowdsourciada” pode provocar “uma fusão bem sucedida de promessa plausíveis, e uma ferramenta eficaz de negócios aceitáveis aos usuários”.

A idéia de que uma pessoa vai participar de um projeto leva-a a se envolver, tornar-se um protagonistas, então os colaboradores podem escolher as melhores ferramentas de rede social para executarem determinado trabalho, e que o uso de barganhas e gratificações funcionam nestas mídias.

Chris Anderson, conhecido pela sua publicação da “Cauda Longa” escreveu sobre ele: ” (ele) é um proeminente estudioso dos efeitos sociais e econômicos da Internet.”

Claro há um mau uso da internet, uma mau uso da cultura, um mau uso da político, da religião e dos apocalípticos também (se há algo bom aí).