RSS
 

Arquivo para maio 9th, 2013

Software para colaboração em projetos

09 mai

Embora feito para projetos de pesquisa acadêmicos, o software desenvolvido em parceria com a Universidade de Aveiro, chamado WebQDA (Web Qualitative Data Analysis) é destinado à investigação qualitativa geral para quaisquer trabalhos, num ambiente bastante simples, basicamente são planilhas e indexação de conteúdos de forma a serem facilmente recuperados, e proporciona inúmeras vantagens em relação à investigação sem o recurso de um software para busca ou categorização de conteúdos, podendo fazer isto com textos, imagens e vídeos.

O processador de texto é extremamente simples, o investigador ou usuário poderá editar, visualizar, interligar e organizar documentos, criando categorias e catalogando, controlando e filtrando, fazendo buscas de forma relativamente simples.

O ambiente fica disponível na Web, usa armazenamento em nuvem, é colaborativo e distribuído, é uma pena apenas que não seja Open Source.

Mesmo havendo alguns ambientes de software que tratam de dados não numéricos e não estruturados (textos, imagem, som e vídeo), nenhum deles permite ser utilizado por vários investigadores num ambiente de trabalho colaborativo e isto parece uma grande vantagem.

Conheci o software através de uma pesquisadora da Universidade de Minho e de um representante do software que estão no Brasil, o ambiente é simples e de fácil uso para um trabalho colaborativo.