RSS
 

Arquivo para outubro 14th, 2013

Estudo mostra a liberdade na internet

14 out

Um estudo bastante amplo, publicado pela Freedom House, intitulado DemocraciaNoMundoFreedom in The World 2013: Democratic  Breakthroughs in the Balance, mostra as variações de liberdade democráticas com uso da internet varia em diversos países, com destaques de melhorias em dois países que fizeram sua “primavera árabe” e destaque negativo em países onde a luta política enveredou por caminhos não democráticos.

É uma demonstração numérica e analítica que a liberdade na internet tem correlação com a democrática e indica que o futuro mais livre e democrático terá componentes da liberdade de uso deste novo meio de comunicação que é a internet e seus aplicativos na Web.

O estudo mostra que as liberdades públicas sofreram retrocessos no ano passado também na América Latina, principalmente no Equador, Paraguai e Suriname.

Mas podemos comemorar que um total de 90 países podem ser considerados livres e realmente democráticos, um aumento de três países em relação aos 87 de 2011.

Em todo o mundo, cerca de 3 bilhões de pessoas, 43 por cento da população, tem de fato todas as liberdades públicas, enquanto que 1,6 bilhão residiam em países em que estas liberdades são parcialmente ou quase totalmente limitadas.

Isto dá um índice d 34% restantes que vivem em países considerados sem liberdades pela Freedom House, o que totaliza 2,3 bilhões de pessoas que sofrem opressões no mundo.

Com uma metodologia que aplica uma abordagem em três pilares para capturar o nível da Internet e de liberdade das TICS: obstáculos de acesso, limites de conteúdo e violações de direitos do usuário (vigilância, privacidade e assédio extralegal), limites de conteúdos (filtragens e bloqueios de conteúdos) e violações dos direitos do usuário (inclui até prisão).

A tabela a seguir mostra países, com números desta metodologia, que avançaram e que estão retrocedendo:

Declinando Avançando
Mali  46 Líbia 35
Madagascar  23 Tunisia 35
Gambia  20 Burma 21
Guinea-Bissau  20 Tonga 18
Bahrein  18 Egito o13
Ucrainia  16 Zimbabwe 13
Etiopia  15 Guiné 11
Eritrea  10 Moldóvia 10
Ruanda  10 Costa do Marfim 9
Yemen  10  Georgia 9
Burundi  9 Tailandia 9
Equador  9 Tanzania 8
Honduras  9 Montenegro 6
Sri Lanka  9 Serra Leoa 6