RSS
 

Arquivo para outubro 22nd, 2013

Brasil ocupa 4º. lugar em nativos digitais

22 out

A ideia que existem migrantes digitais, aqueles mais adultos que pouco ou mal se adaptam as tecnologias e que existem nativosnativosBrasil digitais, as gerações que nasceram após a Web e que tem menos de 24 anos é a melhor justificativa para os inúmeros preconceitos com o uso de tecnologia.

Quem questiona o uso do rádio, ou mesmo da TV ? que foi muito questionada nas décadas de 60 e 70 ? A geração “transviada” passou e foi até questionadora do consumo e das guerras, mas no final de tudo o jeans virou moda e a paz não foi alcançada apesar do fim da guerra do Vietnã.

Agora a geração que tem entre 15 e 24 anos é estigmatizada, “supérfluos” ou “sem concentração e sem foco” na verdade pouco ou nada quer dizer, os problemas sociais e culturais de nosso tempo são decorrentes da própria e não do uso ou não de tecnologias, infelizmente a sociedade de consumo está aí e ainda não foi superada.

O Brasil é o quarto país do mundo em nativos digitais, estes abaixo dos 24 anos, sendo a China em primeiro com 75,2 milhões de jovens nesta faixa, os dados são da União Internacional de Telecomunicações (ITU, na sigla em inglês) .

Os Estados Unidos estão em segundo lugar, com 41 milhões de nativos digitais, a Índia vem em terceiro com 22,7 milhões de pessoas, e o Brasil tem 20,1 milhões.

O termo foi usado pela primeira vez em 2001 por Marc Prensky, no artigo “Digital Natives, Digital Immigrants“, publicado na obra On The Horizon, da NBC University Press.