RSS
 

Arquivo para novembro 9th, 2013

Rumo à computação privativa ?

09 nov

Ao que tudo indica, o grande problema das redes, a preservação privacidade dos dadosaQuanticEnvelope está se tornando uma possibilidade, algo como colocar em um “envelope” e garantir que ele não seja aberto está sendo pesquisado.

O trabalho usando a criptografia quântica está sendo feito pelos pesquisadores da Universidade de Cambridge dizem ter conseguido um avanço em criptografia quântica, usando um sistema que pode ser codificado e depois descodificado com total segurança, segundo o pesquisador de Cambridge, Adrian Kent: “Esta é a primeira vez que o compromisso bit perfeitamente seguro, usando só as leis da física e nada mais, tenha sido demonstrado”,.

Os testes foram feitos usando os dados criptografados entre Genebra e Cingapura, sendo os dados mantidos “perfeitamente seguro” em torno de 15 milissegundos, com uso de um protocolo chamado “bit-compromisso”.

Tal sistema pode ser um primeiro passo rumo a redes de informação controlados por totalmente seguras, onde “o poder da relatividade de Einstein combinado dom teoria quântica”, de acordo com os pesquisadores seria uma  versão matemática de um envelope selado firmemente.

A notícia saiu no jornal on-line de Cambridge e foi publicado no Physical Reviews Letters.