RSS
 

Arquivo para novembro 26th, 2013

Características da geração Z

26 nov

Geração Z, ou geração Millenium, são os nascidos no final dos anos 90 e início do ano 2000, são filhos da geração X, pessoas nascidas GeraçãoZno final dos anos 60, porque eram filhos da geração silenciosa (da guerra) e os baby boomers (explosão de nascimentos no pós-guerra) e da geração Y, que são os pais jovens da geração “conectada”.

Esta geração é a primeira que já nasce completamente conectada, já que a Web nasceu nos anos 90 e a geração Y a viu nascer, então pode-se dizer que era “meio migrante”.

Geração Z são conhecidas como nativas digitais, quer dizer nasce num planeta já conectado, com uso da World Wide Web, compartilhamento de arquivos, smartphones e gadgets que tornam tudo conectado o tempo todo.

Achamos o mundo veloz demais, mas para eles sem isto tudo fica um pouco tedioso demais, sentem-se a vontade com televisão, rádio, telefone, música e Web.

Outra característica desta geração é o conceito de mundo, para eles já sem fronteiras, pois já é possível viajar, conhecer países e lugares, sem um custo elevado.

A informação não lhes falta, mas começam a serem seletivos muito cedo, pois estão concentrados em adaptar-se ao seu tempo e como todas as outras gerações também gostam de quebrar conceitos e preconceitos (isto não é específico desta geração, não!).

Há dois conceitos paradoxais desta geração, aqueles que dizem que são “dumbest generation” e aqueles que dizem que são excepcionais e rápidos nos conceitos.

Como já afirmei noutro post (veja meu blog): a primeira concepção equivocada.

Penso que os que pensam na primeira hipótese não tem esperança de algo novo, um novo advento que dependerá dos jovens.