RSS
 

Arquivo para dezembro 6th, 2013

Obrigado Mandela, o que aprendi contigo

06 dez

“Lutei contra a dominação branca e lutei contra a dominação negra. Porque eu promovi o Mandelaideal de uma sociedade democrática e livre na qual todas as pessoas possam viver em harmonia e com oportunidades iguais. É um ideal que espero viver, mas se necessário for, é um ideal para o qual estou preparado para morrer.” Discurso Nelson Mandela durante seu julgamento, em 1964.

“A questão que resta a ser feita é se é politicamente correto continuar pregando a paz e a não violência quando se trata de um governo cujas práticas trouxeram tanto sofrimento e miséria para os sul-africanos… eu voltarei” Mensagem lida por sua filha Zinzi no subúrbio de Soweto em 1985, ainda no apartheid, quando transferido para outra prisão.

“Quando me vi no meio da multidão, alcei o punho direito e estalou um clamor. Não havia podido fazer isso desde há vinte e sete anos, e me invadiu uma sensação de alegria e de força”, em 11 de fevereiro de 1990 quando foi solto.

“O valor da nossa recompensa compartilhada deve ser medida e a paz triunfará. Porque a humanidade que une negros e brancos em uma só raça dirá a cada um de nós que devemos viver como filhos do paraíso” (receber o Prêmio Nobel da Paz, compartilhado com o presidente sul-africano F.W. de Klerk, em 1993).

“Ter convicções fortes é o segredo para sobreviver às dificuldades. O seu espírito pode ficar cheio, mesmo quando seu estômago está vazio … Um homem que tira a liberdade de outro homem é um prisioneiro do ódio, está preso atrás das grades do preconceito e da incapacidade de ver além … Os oprimidos e os opressores são privados de sua humanidade da mesma forma.” Da sua autobiografia Um Longo Caminho para a Liberdade, de 1994