RSS
 

Arquivo para setembro 2nd, 2015

A polêmica do Uber

02 set

Questões de competição quando atingem a multidão de pessoas criam polêmicaUberTaxi com empresas que ganham fortunas explorando os seus trabalhadores e dos usuários dos serviços, quem nunca pagou um preço absurdo por um taxi ?

A polêmica do Uber gira o mundo todo porque põe empresas que exploram o serviço do táxi em cheque, não foi diferente do Brasil onde empresas como EasyTaxi e 99Taxi ganham tanto dinheiro que podem patrocinar clubes de futebol.

É certo que deve haver regulamentação, e é importante saber que ela já existe para o Uber e o mais importante que pode ser controlada pelos usuários que devem informar como foi prestado o serviço podendo ter o condutor da “carona” até mesmo ser descredenciado.

Mas a regulamentação agora chega a justiça, o promotor do Estado de Minas Gerais, Geraldo Ferreira da Silva defendeu o serviço do Uber, e durante audiência no dia de ontem, na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, disse que o app não é ilegal.

Comparou justamente aos serviços de aplicativos como o EasyTAxi e o 99Taxi e afirmou: “Não observo qualquer ilegalidade na existência do Uber. Ele agrega prestação de serviço à sociedade”, mas ressaltou a importância do Congresso Nacional regulamentar este transporte.

Capitalismo sem concorrência, sem a possibilidade de haver serviços individuais prestados é fácil, os lucros são astronômicos e os serviços nem sempre são bons.

Em tempos de crise é importante que haja alternativas de complementar a renda, e não apenas garantir a informalidade do serviço, que pode ser perigoso, mas permitir que todo “novo” serviço seja regularizado e prestado por particulares significa a institucionalização.