RSS
 

Arquivo para fevereiro 16th, 2016

Papa e sua relação com uma filósofa

16 fev

 

Segundo a BBC de Londres, que teve acesso a troca de cartas entre oJoãoPauloTaminiecha cardeal e depois Papa Karol Wojtyla e a filósofa polonesa Anna-Teresa Tymieniecka, que foram mantidas em segredo por anos pela Biblioteca Nacional da Polônia.

 

Eles se conheceram em 1974, qual Karol era arcebispo de Cracóvia, e Tymieniecka tinha vivido durante a ocupação nazista durante a Segunda Guerra Mundial, mas depois foi estudar no exterior e desenvolveu uma carreira como filósofa nos Estados Unidos, onde casou com um economista e teve três filhos.

Tymieniecka contatou o futuro papa sobre um livro de filosofia, e ela viajou para dos EUA para a Polônia para discutir o trabalho, e a troa de cartas começou logo após.

 

O livro era The Acting Person (Pessoa em ação, tradução livre), e depois se encontraram muitas vezes com a presença da secretária do papa ou a sós.

Tymieniecka contatou o futuro papa sobre um livro de filosofia que ele havia escrito. Ela então viajou dos EUA até a Polônia para discutir o trabalho.

Em 1974, ele escreveu que estava relendo quatro cartas de Tymienkiecka escritas em um mês porque eram “significativas e profundamente pessoais”.

Em setembro de 1976, ele escreve: “Minha querida Teresa, recebi todas as três cartas. Você escreve sobre estar arrasada, mas não consegui encontrar resposta a essas palavras.

Aparentemente não foi a única pessoa que teve uma relação próxima, houveram outras.

O papa João Paulo 2º morreu em 2005, depois de um pontificado de quase 27 anos. Em 2014 ele foi declarado santo.