RSS
 

Arquivo para fevereiro 17th, 2016

Correção automática de código

17 fev

 

Um sistema baseado em aprendizagem de máquina consegue fazer correção deCorrecaoCodigo código de máquina, chamado de “Prophet” tem a capacidade superior em 10 vezes aos sistemas que foram construídos anteriormente para ajudar o desenvolvimento de código para máquinas.

 

O trabalho foi apresentado pelo grupo que desenvolveu o sistema, no Simpósio “Principles of Programming Languages”, realizado em janeiro deste ano, usa um modelo probabilístico de tratar correção de código, ele usa programas de código aberto para fazer a correção.

 

Na simulação o “Prophet” recebeu dados sobre  correções detectando 777 erros em oito aplicações open source armazenadas no repositório GitHub, o sistema de maior popularidade de código aberto.

O estudando Fan Long, participantes do estudo, já havia desenvolvido um algoritmo para preparação de erros de código, com a uma forma de modificação sistemática de código de um programa, com a dificuldade que este processo era mais demorado.

Agora o sistema de aprendizado de máquina funciona junto com esse algoritmo, mas classifica possíveis problemas de acordo com a probabilidade de estarem corretos antes de submetê-los a testes mais demorados com o algoritmo.

O professor e participante do projeto Martin Rinard, afirmou: “Um dos aspectos mais intrigantes desta pesquisa é a descoberta de que, de fato, existem propriedades universais no código correto que podem ser aprendidas pelo sistema a partir de um conjunto de aplicações e aplicadas em outro conjunto de aplicações”, segundo reportagem do IDGNow.

Também explicou o atual estágio de desenvolvimento do sistema:  “Se você é capaz de reconhecer o código correto, isso tem enormes implicações em toda a engenharia de software. Esta é apenas a primeira aplicação do que esperamos que venha a ser uma técnica totalmente nova.”