RSS
 

Arquivo para dezembro 23rd, 2016

Deus entrou na história ?

23 dez

São tantos os sinais que podemos confiar que sim, o antigo testamento, em que ohermeneutics povo caminha pelo deserto, pelo exílio e neste processo vai fazendo uma experiência de sofrimento, como fazem hoje os milhões de exilados do mundo todo, mas da Síria em particular, embora na África em muitos países a guerra é sangrenta.

Os sinais eram: “eis que a vida conceberá” (Isaías), “ele virá da tribo de Judá”, “será descendente de David”, “rasgarão suas vestes”, mas “nenhum de seus ossos será quebrado”, e muitos outros, mas a singeleza e a humildade não estavam na “conta” dos religiosos.

São valorizados os que sentam na primeira fileira, vestem roupas de “linho”,

Será que podemos observar esta presença na história ? será que a promessa de Isaias se cumprirá (Is 52:9) Alegrai-vos e exultai ao mesmo tempo, ó ruínas de Jerusalém, o Senhor consolou seu povo e resgatou Jerusalém. o que dizem os exegetas disto ?

Jerusalém arde em guerras e divisões, outros dirão mas é a Jerusalém celeste, é uma forma de escapismo, o importante sinal é a guerra e os exilados estão aí, o que faremos ?

A resposta está em João 1:10-11: “A Palavra estava no mundo — e o mundo foi feito por meio dela — mas o mundo não quis conhecê-la. Veio para o que era seu, e os seus não a acolheram.”, então quem são os seus, entendem estas palavras ? e o que fazem.

Tinha que vir depois da dureza da lei, uma pessoa em sua plenitude de SER, diz o mesmo texto de João 1-17-18: “Pois por meio de Moisés foi dada a Lei, mas a graça e a verdade nos chegaram através de Jesus Cristo. A Deus, ninguém jamais viu. Mas o Unigênito de Deus, que está na intimidade do Pai, ele no-lo deu a conhecer”.

Cabe a nós promover a paz, a acolhida a todos homens, não ao nosso ambiente apenas, mas a todos, procurando um mundo mais unido e fraterno, com o nosso empenho, testemunho e vida, “ele no-lo deu a conhecer” e aí esta a verdade e a vida.