RSS
 

Arquivo para dezembro 9th, 2016

É possível uma virada para um mundo novo?

09 dez

O sentido profético destes novos dias estão ai: insatisfação das massas, novasmundonovo guerras e novas formas de nacionalismo, guerras, fome e multidões sem pátria, mas há nisto um sinal positivo.

Sim, o esgotamento das forças produtivas, o abandono das massas desorientadas e novas formas de exploração, o desprezo pelos mais velhos com reformas das diversas formas de aposentadoria em todo planeta revelam também uma crescente insatisfação, um caldeirão.

Os comentários de Jesus sobre a profecia de João Batista, e sua forma de atribuir multidões também num período da relação do império romano com as colônias, entre elas a Judéia,  e Jesus perguntava

João Batista vivia no deserto, pregava uma vida ascética e radical, a simbologia bíblia isto significa lugares sem vida, mas também cheios de esperança na mudança radical, o Evangelho de Mateus (Mt 11,7-8) , Jesus indaga a multidão:

Os discípulos de João partiram, e Jesus começou a falar às multidões sobre João: “O que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? O que fostes ver? Um homem vestido com roupas finas? Mas os que vestem roupas finas estão nos palácios dos reis”.

 

A mensagem é clara, não são os homens de roupas finas, os de colarinho branco, e encontraram um “caniço” agitado pelo vento, um pobre e um profeta anunciando um tempo novo, ele virá, mesmo que religiosos continuem a fazer uma leitura fundamentalista, o tempo novo é agora e um mundo novo está em gestão.

 

O parto virá, ainda que cheio de dores e dificuldades, haverá um reflorescimento.