RSS
 

Arquivo para abril 25th, 2017

Mundo Unido ou guerra

25 abr

O fato que estamos vivendo uma reviravolta nacionalista, Trump nos EUA e Brexit no MisseisReino Unido, agora a França como uma ameaça real de entrar nesta onda, pode gerar um potencial conflito mundial, que na verdade é um contrassenso com a história que avança para alguma forma de governança global.

Mas o perigo eminente de um conflito entre  os Estados Unidos e a Coréia do Norte abre um precedente muito perigoso, pois as forças deverão se alinhar e as reticencias de China e da Rússia no conflito são preocupantes.

É contrária a história porque desde que Adam Smith escreveu “A riqueza das nações”, em que a ideia das nações era um progresso, em países como a Itália a defesa da unidade nacional foi importante para superar empasses políticos, o que temos agora é uma razão cínica, apelando para um termo de Peter Sloterdijk.

Tanto integrações regionais como a zona do euro e as tentativas de integrar o comércio da América Latina são iniciativas para aumentar a facilidade de comércio e integração entre os povos, se existe uma tensão entre ocidente e mundo árabe, a primavera árabe ainda foi muito mal analisada, entre ocidente e oriente pode ser mais grave, por razões culturais e econômicas.

O que se avizinha com governos sem credulidade e sem juízo, para dizer uma palavra mais clara, é um mundo que caminha para uma guerra irracional enquanto deveria estar a caminho de integração, tolerância e respeito a diversidade cultural.