RSS
 

Arquivo para abril 28th, 2017

As razões da 2ª. Guerra mundial

28 abr

O post anterior mostrou a humilhação da Alemanha no trabalho de Versalhes, obrigada aSegundaGuerra devolver os territórios da Alsácia-Lorena a França, além de outros territórios que na verdade eram anexações, mas isto feriu o ainda forte sentimento nacional alemão.

Os mercados mundiais foram repartidos entre os mercados mundiais são repartidos entre França, Bélgica, Reino Unido, Holanda, Itália, Japão e Estados Unidos.

A política alemã com Hitler, que ascende ao poder em 1933, vira-se para o carvão e ferro da Sibéria, o petróleo da Romênia e Cáucaso e o trigo da Ucrânia.

O crescimento da Alemanha nazista como forma de bloquear a União Soviética. A invasão da Polônia, em 1º de setembro de 1939, por tropas e aviões alemães, não surpreenda, uma vez que o medo era a expansão Russa, mas a relação torna-se dúbia pelo claro desejo de Hitler de fazer novas anexações.

Outra humilhação inaceitável aos alemães ao término da 1ª. Guerra mundial foi desfazer os 100 mil homens desmilitarizando a Renânia (Região fronteiriça com a França), assim como o desmantelamento das fortificações situadas a 50 Km do Reno, acordo desfeito por Hitler.

A produção mundial estava reduzida a uma taxa de 40%, sendo que a diminuição do ferro atingiu a 60%, a do aço 58%, a do petróleo 13% e a do carvão 29%.

Assim a Alemanha no Ocidente e o Japão no Oriente tentam explorar esta debilidade de mercado dos seus rivais e também os tratados anti-comintern (anti-comunismo) feitos com  Japão (novembro de 1936) e com a Itália (janeiro de 1937), fazem crescer a militarização numa lógica que mais armas para a guerra provoca uma guerra.

O Japão em 1937, após ter ocupado a rica região da Manchúria, invade o resto do território chinês, iniciando um longo conflito na Ásia, o que irá chocar-se com os interesses norte-americanos na Ásia (Filipinas) e levar à guerra à aliança com a Alemanha e a Itália, formando o Eixo, enquanto outro bloco serão os Aliados, com apoio em muitos países (mapa).

O que se pretende demonstrar com fatos históricos é que as condições tanto do crescimento do militarismo, a crise de mercados gerada por problemas econômicos em diversos países e o sentimento nacionalista estão na base destas guerras e poiso a preocupação com o avanço deste sentimento exacerbado neste momento a nível mundial, é preciso prevenir, porque uma guerra agora pode ser catastrófica.