RSS
 

Os primeiros microcomputadores

16 dez

tk90x_01Além dos primeiros Apple e dos PC, havia os computadores domésticos ingleses, os Sinclair, marca imitada no Brasil pelos microcomputadores TK, já o TK2000 era praticamente um Apple, isto aconteceu porque haviam restrições de mercado, então eram feitos similares nacionais.

O cara que fez estas máquinas era Clive Sinclair, e lá os computadores originais eram ZX criados por ele, mas que não podiam ser vendidos no mercado nacionais, aqui era TK, cadê a tela, eram usadas TVs.

Nos anos 80 sir “Clive”, título recebido da corte britânica em 1983, fazia um grande sucesso com os computadores pessoais ZX80 e o ZX81, os similares nacionais, eram TK82 e TK85, mas somente com o ZX Spectrum da Microdigital Eletrônica, réplica do TK90X é que fez sucesso no mercado brasileiro.

Nos anos 1980, ‘Sir’ Clive, como é conhecido desde que recebeu o título de Cavaleiro da Corte britânica, em 1983, já tinha feito sucesso com computadores pessoais como o ZX80 e o ZX81 e eram mais populares que os Apple, pelo preço e simplicidade.

Os modelos originais do Spectrum tinham uma memória RAM de 16 ou 48 kilobytes e levavam cinco minutos para carregar programas a partir de uma fita cassete

Você pode achar estas e outras histórias no Museu da Computação e Informática, do Brasil.

 

Comentários estão fechados.