Hermenêutica, diálogo e sabedoria
Há uma relação periódica na qual o processo de compreensão acontece,são os atributos da coisa compreendida que se movem dentro daquele que a compreende, mas esta dinâmica só é possível se o diálogo de fato acontece, pois no final não seremos mais quem éramos antes.
O movimento fechado é quando nos mantemos dentro e um círculo fechado, evitando o questionamento então caímos no dogmatismo (de diversos tipos) e no não clareamento.
Esta tarefa fia fácil se nos mantermos em mantermos o movimento, difícil quando estamos dentro de círculos dogmáticos no qual qualquer discurso “de fora” pode ser visto como um perigo para nossos dogmas.
Este é o horizonte hermenêutico para a educação, ele surgiu a partir de sua crítica ao cientificismo, cujo desdobramento foi o de romper com conceitos fundamentais apresentados em Verdade e Método de Hans-Georg Gadamer.
Mas esta situação é ética ? para Gadamer a função da decisão ética é aquela de encontra em uma situação concreta, o que é justo, portanto mais prático e atual.
Dito de maneira mais clara uma decisão ética concreta é encontrada para ajudar a todos verem e colocamos em ordem tudo o que comporta uma situação concreta (GADAMER, 1998, p. 51), mas aqui vemos ética idealista aplicada é irreal, ela se dá diante do fato concreto.
Podemos dizer então que os limites entre o saber técnico e ético desaparece? Uma surpreende resposta, Gadamer nos auxilia nisto, está na análise aristotélica da phronesis, ou seja, uma técnica se aprende e pode ser esquecida, isto é pode-se perder uma habilidade de exercê-la quando estamos diante de um dogmatismo, de modo mais claro, de um fanatismo.
Técnico porque o saber ético nem se aprende, nem se esquece, não é como supõe advogados que é como o saber de uma profissão, que se pode escolher, aprendi-o na minha infância.
Mas também não se poderá recusá-lo e escolher outro saber, pois, ao contrário, o sujeito da phronesis, o homem, se encontra desde já em ação numa situação e, assim, sempre obrigado a possuir um saber ético e a aplicá-lo, segundo as exigências de sua situação concreta (GADAMER, 1998, p. 52). Phronesis é a sabedoria in-“formada” em cada pessoa.
GADAMER, H.G. O problema da consciência histórica. Org. Pierre Fruchon. Tradução: Paulo César Duque Estrada. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1998.