Neo-Humanismo e o Advento da sociedade-mundo
A crise ou noite cultural do ocidente (oriente e mundo árabe estão em outro processo), não pode ser compreendida senão entendermos o contexto do renascimento e o pensamento humanista decorrente.
A análise de Edgar Morin em “Cultura e Barbárie Europeias” (2005), retoma “esta tradição do humanismo europeu presente as Cartas Persas de Montesquieu e irá perpetuar-se até Claude Levy-Strauss” (pag. 37) e complementa que “a época das luzes, a racionalidade é crítica sobretudo as religiões”, mas ele ainda aponta para o nosso caminho futuro, longe da globalização/ mundialização, que é o que chama de “sociedade-mundo”:
Em face de todas essas considerações é importante perguntarmos se a idéia de Neo-Humansimo presente na Teoria de Edgar Morin aponta caminhos para superarmos, ou ao menos, compreendermos a nossa parcela de responsabilidade na perspectiva de transformar o planeta em que vivemos.
Mas é preciso um homem mais solidário e coletivo, que seja preparado para esta nova civilização, e na visão de Morin esta é:
“[…] a missão da educação para a era planetária é fortalecer as condições de possibilidades de emergência de uma sociedade-mundo composta por cidadãos protagonistas, conscientes e criticamente comprometido com a construção de uma civilização planetária” (2003, p. 98)
Para ele é necessário preprar os jovens que irão enfrentar esta sociedade um tipo de pensamento e cultura que possa prepará-los para “articular, religar, contextualizar, situar-se no contexto e, se possível, globalizar, reunir os conhecimentos que adquiram” (2002, p. 29), dentro do que chamamos de passo antropológico, o advento de um “novo homem” capaz deste passo antropológico.
Longe dos valores e atitudes ainda presentes no confuso momento atual, mas de reconhecida crise cultural, temos nesta crise valores “mundiais” emergentes, um mundo mais solidário e fraterno, capaz de respeitar e até valorizar as diferenças, mas com grandes transformações ainda necessárias que preparem esta pátria-Mundo (Edgar Morin) ou “esfera-pública” (Habermas), mas esta voltaremos na próxima semana.
Edgar Morin. Educar para a era planetária. Cortez, 2003.
__, O Método 4 – As ideias: habitat, vida, costumes, organização. Sulina, 2002.