Facebook: mais adultos e menos jovens
Segundo pesquisa da Pew Research Center, feita com 802 jovens americanos entre 12 e 17 anos, os jovens estão se incomodando com o excessivo número de postagens e com os “dramas” na rede social, que na interpretação deles é devido a presença de adultos.
O estudo constatou que um gosto pelo Facebook, dos jovens é justamente pelas postagens “fúteis” dos amigos na rede social, e por outro lado há uma preocupação com a necessidade de gerenciar sua reputação online, olhando comentários a seu respeito.
Agora a maioria dos adolescentes entrevistados se mostraram mais felizes com o uso de ferramentas como o Twitter e o Instagram, relatando que eles conseguem se expressar melhor nessas plataformas, indicando já alguma obsolescência do Facebook.
Afirmam que continuam no Facebook porque a rede é um local onde ocorre grande parte de sua vida social, e perderiam se estivesse desconectado dela.
A pesquisa mostrou que um uso crescente do Twitter, que passou dos 16% em 2011 para 24% atuais.
Os jovens no Facebook têm, em média, 300 amigos, enquanto no Twitter a média de seguidores é 79, indica o estudo.
Mas os adolescentes tem confiança e sabem gerenciar suas configurações pessoais, 60% dos adolescentes mantêm seus perfis privados no Facebook.