RSS
 

Filme brasileiro de animação audacioso

14 dez

Ao conferir a lista dos candidatos ao Oscar, venho algo novo em animação, no cenário há um filme brasileiro: AmorFuriaUma História de Amor e Fúria, que une política, ficção e história.

Os atores brasileiros Selton Mello e Camila Pitanga fazem a dublagem de um casal enamorado em quatro épocas distintas de conflitos armados, começando em 1566 quando os índios tupinambás são dizimados por portugueses na Guanabara, em seguida num salto de 200 anos, o “herói nacional” Duque de Caxias contém a revolta dos escravos do Maranhão (sitiado até hoje por coronéis) a Balaiada, entre 1968 e 1980 revisitam a Ditadura Militar que sentencia a vida dos presos políticos, e finalmente dão um salto de ficção para em 2096 falar de um Rio de Janeiro totalmente verticalizado disputando água potável rotineiramente.

Não vi o filme ainda, mas creio que Luiz Bolognesi (roteirista de Bicho de Sete Cabeças – 2001) e As Melhores Coisas do Mundo– 2010, dirigidos pela mulher Laís Bodanzky), mas agora fez algo realmente novo, e seus filmes já chamam a atenção a crítica.

Será que finalmente um filme brasileiro vai ganhar a estatueta de Hollywood ? o filme já ganhou no primeiro semestre o Festival de Annecy, na França, conhecido como “o Cannes da animação”.

 

Tags:

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.