Arquivo para outubro 28th, 2013
Estudo mostra uso de tecnologia em ensino
O estudo Objetos de Aprendizagem em Sala de Aula: Recursos, Metodologias e Estratégias para a Melhora da Qualidade de Ensino foi desenvolvido durante dois anos por um grupo de pesquisa da UNESP de Araraquara que avaliou o desempenho de 400 estudantes de oito turmas de 2º e 3° anos do ensino médio as aula com de objetos de aprendizagem, que são os recursos tecnológicos que permitem alguma interação com o conteúdo, como animações, simulações e games educativos.
O uso de games já é comum e integrador, o game Minegraft, por exemplo que usa blocos de construção, já é usado no mundo todo para ensinar literatura e matemática agregada a biologia (foto ao lado)
A pesquisa mostrou que os estudantes na sala de aula obtiveram que usaram ferramentas tecnológicos tiveram maior rendimento tomando como base a média cinco ou abaixo deste valor, tiveram um ganho de 51% seu desempenho em física e matemática, o projeto é coordenado pelo professor Silvio Fiscarelli do departamento de didática da UNESP de Araraquara.
Também os estudantes com média acima de cinco, tiveram um ganho médio de 13%, mostrando que o uso adequado de tecnologia é benéfico ao ensino.
Para o projeto foram usadas 20 ferramentas tecnológicas nas aulas, com algumas criadas pelo núcleo de ensino da Unesp, mas a maioria foi aproveitada de repositórios educacionais como o BIOE (Banco Internacional de Objetos Educacionais) e o Rived, programa da SEED (Secretaria de Educação a Distância) ou traduzidas de repositórios internacionais.
O projeto agora conta com apoio da FAPESP (Fundação de Amparo de Pesquisa do Estado de São Paulo), e ampliará os estudos para 660 alunos, sendo feito com 600 alunos nos três anos do ensino médio, e ampliado para as áreas de português, química e filosofia.
Além da capacitação de professores, esta nova fase contará também com 35 notebooks, assim os alunos não precisam mais se deslocar ao laboratório de informática, com as atividades sejam realizadas dentro da sala de aula.