RSS
 

Arquivo para fevereiro 9th, 2011

Criada a telepresença holográfica

09 fev

A palma da mão da princesa Leia pedindo ajuda por uma tela projetada em 3D (do filme Star War) não é mais coisa de ficção científica, pesquisadores fizeram isto através da Web em uma demonstração conhecida como telepresença 3-D.

Pesquisadores do Arizona criaram o primeiro holograma em 3-D que conecta quase em tempo real, e foi publicado na revista , conhecida por telepresença, onde um holograma em 3-D mostra uma cena de outro local.

A chave para a invenção é um novo tipo de plástico que pode atualizar o holograma a cada dois segundos de uma vez, embora limitado ao olho humano que exige 30 quadros por segundo, sendo a mais rápida conhecida até agora. Portanto por enquanto isso é muito lento para ver uma “World Series” em 3-D, os pesquisadores estimaram a TV holográfica poderia estar chegando dentro de 7 a 10 anos.

Segundo o físico Nasser Peyghambarian da Universidade do Arizona em Tucson: “É muito, muito próximo da realidade”, segundo ele . “Algo que era ficção científica é algo que podemos fazer hoje.”

Os hologramas são criados quando a luz refletida de uma face de um material com texturas apenas nos lugares certos, projetam uma imagem a certa distância da superfície, como imagens cartões de crédito e outros materiais que estão aparecendo cada vez mais em algumas ilustrações de cartões, livros ou cartazes. A imagem é ainda mais nítida quando as ondas de luz que ilumina a imagem, pisca no mesmo passo toda a imagem, como eles fazem com a projeção de laser.

O vídeo holográfico é já possível, embora ainda penosamente lento, há muitos registros em 3-D dos EUA território militar inimigo, mas cada frame piscando de vídeo pode demorar até um dia inteiro. A equipe do Arizona já havia criado uma maneira mais rápida de jogar o vídeo holográfico em 2008, mas com esse método cada quadro ainda levava quatro minutos para serem gerados. Agora, após dois anos de otimizar o material do plástico, eles reduziram o tempo para apenas dois segundos e se isto puder ser multiplicado por 10 parecia real.

O esquema de filmagem são dezesseis câmeras fotos síncronas de ângulos diferentes (snap fotos)  de um objeto da cena  capturada por um PC desktop, que processa os dados. Em seguida, o computador processa os os pixels holográficos (“hogels”)  e envia a outro computador, que . transforma-os em sinais óticos e por um laser projeta em uma tela num plástico, semelhante a um projetor que reproduz a cena. Diferente do Star War, não há projeção no ar.

Quando esta luz atinge a tela de plástico sofre reações químicas que gravam temporariamente o conjunto mais recente de imagens no fluxo de dados.

Conforme diz o pesquisador Peyghambarian:sobre a futura TV holográfica ” eu não penso que haja qualquer física fundamental que nos impede de chegar lá”, embora outros pesquisas assumam diferentes abordagens para a criação de hologramas em movimento.