RSS
 

Arquivo para setembro 10th, 2011

O 11 de setembro e o crowdsourcing

10 set

Aproximando a data do 10º. Aniversário do ataque e destruição do World Trade Center, muitos se perguntam se ele poderia ser previsto e evitado.

Um grupo formado por 7 universidades americanas chamado ARA (Applied Research Associates) está pensando em como realizar um crowdsourcing que para prever possíveis ataques terroristas.

Crowdsourcing, termo cunhado por Jeff Howe na revista Wired, combinou a ideia de “multidão” com o “outsourcing”, que grosseiramente significa usar um grande grupo de pessoas na rede para chegar a uma ideia ou resolver um problema. Algumas empresas utilizam o processo para tirar partido dos conhecimentos e opiniões de um corpo amplo de usuários da Internet para criar melhores produtos e planos de marketing, ou resolver outros problemas

Um dos usos mais famoso de crowdsourcing foi o Netflix Prize de volta em 2009. Netflix (que tem uma filial no Brasil conforme artigo no Veja) ofereceu US $ 1 milhão para qualquer um que poderia projetar um algoritmo para melhorar as recomendações da empresa de cinema.

A equipe ARA  quer usar crowdsourcing para assumir questões complexas como a possibilidade de atos terroristas, uma ocorrência potencial de epidemias, a elevação de preços da gasolina (no Brasil do álcool poderia ser uma questão) ou como uma ação de um novo produto poderia  se realizar.

Eles estão propondo essa abordagem em ação usando Ace Forecasting, onde o público em geral é bem-vindo pode se registrar e participar, usando o site para dar as suas opiniões sobre as questões e explicar o seu raciocínio sobre determinadas questões.

Segundo afirmou Dirk Warnaar do ARA, principalmente pesquisador do projeto, para o site Investors: “Vários esforços crowdsourcing têm sido usados ​​no passado”, e completou “Em geral, eles levam uma média de opinião de todos, e chegar a previsões. Mas há muito pouca pesquisa sobre se o trabalho destes métodos [funcionam]”.

“Nós achamos que podemos fazer melhor, as opiniões das pessoas com base  de ponderação em uma justificativa para fazer suas previsões.”