RSS
 

Arquivo para setembro 20th, 2011

Dart: uma nova linguagem para Web

20 set

Em 2009  foi lançada como grande promessa a linguagem Go da Google, ela foi projetada  para escrever software de servidores e manipular suas tarefas, coisas que desenvolvedores Linux fazem usando C ou C + +.

Agora será lançada a Dart (dardo), que segundo um de seus criadores, conforme anúncio na CNet News será “uma nova linguagem de programação para Web programação estruturada”, de acordo com o cronograma da Google ele será lançada na conferência Goto prevista no site da conferência no próximo mês.

Seus criadores são Lars Bak que liderou a equipe que construiu o browser do Chrome  V8 . V8 foi construído em Aarhus na Dinamarca, exatamente onde será a conferência GoTo. O outro projetista da Dart é Gilad Bracha , que criou a linguagem de programação Newspeak  que está na versão 3 (agosto de 2011), mas ele também é co-autor da  Especificação da Linguagem Java Language e trabalhou no SAP Labs, da Cadence e na Sun Microsystems, quem sabe aí já tenha um dedinho do Gosling.

Bak é especialista em máquinas virtuais, que são um tipo software que funcionam como computadores que executam em linguagens de alto nível, talvez sejam uma tentativa em retornar a programação mais estruturada e voltar ao mundo acadêmico.

É difícil para projetar novas linguagens de programação e mais difícil conseguir que sejam estabelecidas, linguagens usuais hoje é ao gosto de usuários que querem o código funcionando rapidamente e nem sempre estão preocupados com metodologias e organização, querem pouco código, rápido e que funcionem.

Linguagens mais estruturadas em compensação, porém, podem assumir várias formas: maior produtividade do programador de software, funcionam  de forma mais eficiente e os recursos de hardware são melhores aproveitados.

A criação de muitos aplicativos feitos por programadores solitários in-house é interessante para muitas empresas, mas fazer uma linguagem de programação que projete ambientes e crie pode parecer um pouco menos relevante, mas não é.

E porque ela pode pensar e modificar a infraestrutura de computação, de um modo mais amplo, como aumentar a eficiência do consumo de energia, ou melhorar a flexibilidade do software de base da computação, pode ser pago indiretamente por muitas contas de luz e por uma maior confiabilidade de segurança e execução.