RSS
 

Arquivo para outubro 10th, 2011

Entenda o 4S e o 4G

10 out

O iPhone 5 foi oficialmente chamado de 4S, entenda o que significa a tecnologia S que é uma sigla da empresa Spring. e sua relação com a tefonia “de 4a. geração”, a 4G.

Primeiro a tecnologia 4G que devera proporcionar entre outras características interessante a integração de voz e internet, mas o problema é como cobrar dois serviços em um.
Por exemplo, os planos de sinais de voz que as operadoras de telefonia muitas vezes não querem que a chamada “banda larga” que significa uma velocidade que seja possível usar voz e internet sem perda da qualidade do sinal, no Brasil não existe uma regulamentação que diga ual é a velocidade
mínima para uma conexão ser considerada de banda larga e isto é importante para o “valor” do serviço.
o iPhone 4S,o S é de uma empresa chamada Sprint que já planeja lançar sua rede desta próxima geração para cobrir 120 milhões de pessoas até o final do próximo ano, e chegar a cobertura de 250 milhões de pessoas até o final de 2013.

Enquanto pensamosisto como realidade futura, em alguns países como Suécia e Noruega, o 4G já funciona de 2009,e também em boa parte da Europa e EUA, mesmo que em muitos só locais só funcionam com modens.

Uma barreira encontrada no Brasil,  encontrada para o 4G aqui no Brasil é a faixa de frequência de 2.5 Ghz necessários para seu funcionamento. Ela está ocupada pelas transmissões de TV por assinatura.

Uma das soluções apresentadas pode ser o desligamento gradual para que as operadoras possam utilizar essa banda de frequência, mas o “negócio” pode ser pouco lucrativo para alguns grupos.

Recentemente (em, 21/09) a Sky fechou com a Telebrás 21/09, o primeiro contrato com uma operadora de TV por assinatura para o fornecimento de banda larga justamente nesta faixa de 2,5 GHz pois a Sky já opera em MMDS (Serviço de Distribuição Multi-Ponto Multi-Canal) também  conhecido como “cabo wireless”. Este serviço tem um alcance de antena de 70 milhas (que significa em torno de 114 km).

Mas na Copa de 2014 virão pessoas do exterior e estas poderão querer serviços mais “modernos” e poristo é necessário este serviço até lá.