RSS
 

Arquivo para julho 20th, 2012

Linux chega aos ultrabooks

20 jul

O primeiro ultrabook lançado com Linux será o XPS13, sendo uma extensão do projeto Sputnik, um projeto piloto que visa criar um laptop desenvolvido a partir do Ubuntu.

Segundo um comunicado, a Dell está desenvolvendo um projeto “piloto para lançar o produto neste outono” (na europa, primavera no Brasil) e que permitirá aos desenvolvedores criarem “microclouds” em seus laptops, para posteriormente implantarem esse ambiente de forma transparente em uma nuvem.

Isto significa que uma parte do projeto na fase de desenvolvimento fica no próprio micro, e ao instalar na nuvem, ou seja torna-lo totalmente público, o projeto já estará numa fase de teste e pode ser bem controlado, ou seja, com mais segurança.

A comunidade Open Source, responde ao projeto uma vez que há uma necessidade clara no mercado dos gadgets, mais ainda para o ambiente de nuvens, onde há uma desconfiança quanto a segurança dos dados, segundo o diretor George Barton do projeto Sputnik, “ficamos surpresos com a resposta de interesse tanto em quantidade quanto em qualidade” dos desenvolvedores.