RSS
 

Arquivo para junho 18th, 2013

Castells, esperança e passe-livre

18 jun

O novo livro de Castells se chama “REDES de indignação Participaçãoe de esperança”, ele falou dele no encontro Fronteiras do Pensamento 2013, en Brasil.

Ele explicou que quando um fato provoca a indignação e, muitos sentem a possibilidade de estarem juntos, sentem-se  como são muitos podem pensar fora do quadro institucional, legal mas nem sempre moralmente correto, daí surge a esperança de fazer algo diferente.

Afirmando que não se tratam apenas de um fato que dispara um processo de descontentamento, no nosso caso temos: a corrupção, a insegurança e a inflação que começa a dar as as caras, mas porque isto acontece.

Segundo Castells, é porque os cidadãos do mundo não se sentem representados pelas instituições democráticas.

Não pode mais apelar para a velha história da democracia real, agora não, as redes mantém todo mundo informado e a propaganda institucional e a realidade é totalmente transparente.

Segundo Castells, é contra esta prática democrática em que a classe política se apropria por uma forma representação, mas que não presta contas em nenhum momento e justifica qualquer coisa em função dos interesses que servem ao Estado e à classe política, ou seja, os interesses econômicos, tecnológicos e culturais.

Eles não respeitam os cidadãos senão não manteriam descaradamente cadeias de corrupção e negociadas, hoje aos olhos de todo o público e da imprensa.