RSS
 

Arquivo para junho 27th, 2013

Manifestações já tem vitórias

27 jun

O Congresso brasileiro que geralmente demora para análise e resposta a questões populares, derrubou na ProtestoBrterça feira a Proposta de Emenda Constitucional 37/2011 (chamada PEC-37), que limitaria o poder de investigação do Ministério Público, tornou o crime de corrupção  hediondo e destinou 25% dos royalties do petróleo para saúde e 75% para educação.

Tudo isto feito num prazo de 24 horas, também já se fala de adiar o recesso parlamentar previsto para julho, um congresso que normalmente emenda feriados e estica as férias.

Norma Cavalcanti, presidente em exercício da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público, atribuiu ao povo brasileiro a vitória no parlamento. “É claro que o povo fortaleceu a causa e ajudou a derrubar a PEC 37”, afirmou.

A votação da PEC-37que antes seria polêmica obteve: 430 votos contra, 9 a favor e 2 abstenções.

No Twitter houve comemoração nas hashtags: #VemPraRua, #Ogiganteacordou, #PorUmBrasilMaisJusto #SemViolência #MudaBrasil #Urnas2014 #ForaCorrupção, #InvestirEducação,  #InvestirSaúde,  #InvestirSegurança, #DignidadeJa, e claro muitas outras.

Mas a hashtag #protestobr trazia uma novidade um mapa colaborativo de informação onde elas podem ser inseridas num mapa  dando número ações nas manifestações.