RSS
 

Arquivo para março 17th, 2016

Tolerância ou confronto

17 mar

O panorama político nacional chega a um impasse perigoso e ruim paraTolerancia a democracia.

 

O termo tolerância do latim “tolerare” significa de modo contraditório tanto “suportar” como “aceitar”, em termos jurídicos a tolerância é o ato de ter indulgência perante algo que não se quer ou que não se pode impedir.

 

A tolerância é uma atitude fundamental para quem vive em sociedade, se sempre propomos o confronto corremos o risco de não conseguir viver em sociedade.

 

Uma pessoa tolerante normalmente aceita diferentes opiniões ou comportamentos diferentes daqueles estabelecidos pelo seu meio social, mas este tipo de tolerância é denominada “tolerância social”.

 

Pode-se no interior de determinada cultura tolerar questões que lhes são opostas, por exemplo, religiões e ideológicas, apenas por razões didáticas, mas qualquer divergência de culturas pode levar a um radicalismo e ao confronto.

 

O confronto geralmente leva a uma situação dramática, podendo ocorrer mortes ou ferindo pessoas, mesmo que sejam com palavras, está ferindo a dignidade do Outro.

 

Deixo uma pergunta: como devemos aceitar o Outro em suas diferenças ? uma cultura diferente deve ter direito a sobrevivência no seio de uma cultura diversa, este será a Pátria Mundo do futuro, quem está preparada para ela ?