RSS
 

Arquivo para junho 17th, 2016

O aniversário de Habermas

17 jun

Jürgen Habermas completará 87 anosHabermas amanhã, e este pode ser considerado um dos maiores pensadores contemporâneos vivos, algumas de suas obras são mais “visíveis”.

A obra que considero mais importante é Textos e Contextos de 1990, onde demonstra a influencia que sofreu daquilo que igualmente considero os teóricos mais importantes do século passado: Charles S. Pierce, Edmund Husserl, Martin Heidegger, Ludwig Wittgenstein, Max Horkheimer e Georg Simmel, além de outros é claro.

Escrita em 1985, a Nova obscuridade, mostra como as questões públicas estão assumindo um caráter neoconservador e dramático, que põe em crítica não só a democracia, mas a nova maturação que começava acontecer na Europa e na Alemanha em especial.

Os dois conceitos mais importantes, para demonstrar sua influencia no pensamento contemporâneo é o agir comunicativo e a esfera pública, anunciados da seguinte forma:

[…] incluo no agir comunicativo as interações mediadas pela linguagem nas quais todos os participantes buscam atingir fins ilocucionários, e tão somente fins como esses. Ao contrário, considero agir estratégico mediado pela linguagem as interações em que ao menos um dos participantes pretende ocasionar com suas ações de fala efeitos perlocucionários em quem está diante dele (HABERMAS, 2012, p. 510)

Já  A Esfera Pública, é vista assim por Charles Taylor: “A esfera pública é uma característica central da sociedade moderna, de tal modo que ela, mesmo onde é, de fato, suprimida ou manipulada, tem de ser simulada.” (Taylor, 2010, p. 4), o livro pode ser encontrado online.

 

HABERMAS, Jürgen. Teoria do Agir Comunicativo 1: Racionalidade da ação e racionalização social. Tradução: Paulo Astor Soethe. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.

 

TAYLOR, Charles.  A Esfera Pública. Tradução: Artur Morão. Covilhã: Universidade da Beira Interior, 2010