RSS
 

Arquivo para junho 28th, 2016

Consulta britânica gera milhões de tweets

28 jun

Quem acha que tweet não pode fazer boca de urna tá errado, o número deRemain vs Leave tweets na boca da urna pode explicar a tremenda virada da tendência que era do Reino Unido permanecer na União Européia, para sair (#brexit) que acabou sendo o resultado.

Observado pelo IdgNow, os números que chegaram a 6,4 milhões de tweets das 7h da manhã da quinta feira (23/6) quando abriram as sessões de votos, até as 10 h da manhã da sexta feira (24/6) o resultado já era divulgado e a nação reagia ao discurso de renúncia do primeiro-ministro David Cameron.

Durante a renúncia o uso do Twitter atingiu o dobro dos níveis normais, com um pico de 13.000 tweets por minuto e toda campanha do #EUref a hashtag do referendo é usada.

Mas o resultado significativo é se comparamos as últimas horas do dia da votação 23/6 mostrando que a tendência variou durante o dia e isto pode ter sido significativo para a votação final, revelando que na verdade não há uma clara tendência para sair (aqui marcada como leave) ou permanecer (marcada como remain).