RSS
 

Arquivo para setembro 7th, 2016

Um país rico, ainda com muita pobreza

07 set

É data nacional, deveria mais da nação que vive neste território, eFrutosBrasil nos esforcemos para isto.

 

Acolhemos povos de todas nacionalidades: africanos, alemães, poloneses, japoneses e principalmente italianos e espanhóis, além de nossos conquistadores portugueses, todos se consideram brasileiros, venham de onde tiverem vindo, além dos índios que são nativos.

 

Temos uma rica fauna, entre os mais famosos animais brasileiros estão o tamanduá-bandeira, a onça-pintada, o peixe-boi, o boto-rosa e a arara-azul, e algumas espécies não são encontradas em nenhum outro lugar do mundo, mas há problemas de extinção.

 

Somos o País da América do Sul com a maior diversidade de aves e de animais de todo planeta, a estimativa é de 11 mil espécies de mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes no país, 30 milhões de espécies de insetos além de outras mais de 30 mil espécies de invertebrados.

 

As espécies da flora brasileira correspondem a 22% da mundial, segundo o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, são reconhecidas 43.488 espécies, a Amazônia (com 13.317 espécies da flora), o Cerrado (12.669), a Caatinga (5.218), o Pampa ou Campos Sulinos (1.964) e o Pantanal (1.240).

 

A enorme quantidade de frutos, muitos exóticos agora valorizados no mundo todo como o Açai, a graviola e o cupuaçu ganharam destaques nos últimos anos, mas a enorme variedade de bananas, laranjas e tangerinas já são destaque a muitos anos e constituem parte da riqueza nacional.

 

Em função de situações históricas, períodos curtos de democracia sujeitos a interrupções e traumas, inexistência de um sistema fiscal justo e eficiente, pouco investimento em tecnologia, mas principalmente a ausência entre os políticos de gente talentosa e com espirito público, o país sofre graves problemas e infelizmente alguns são estruturais e até mesmo culturais.

 

Apesar disto hoje é um dia da nação brasileira, de uma diversidade cultural e étnica maravilhosa, o que poderia ser visto como fraqueza é na verdade nossa riqueza.