RSS
 

Arquivo para setembro 12th, 2016

Tecnologia, meios e Heidegger

12 set

A questão da técnica remete a essência, o que significa em termos maisamypurdy claros o que é o “agenciamento de meios para a consecução de fins”, por isto usar tecnologia causa mal-estar em alguns, pois é preciso compreender os “meios” que se usam para certos “fins”.

 

Aristóteles classificou em quatro as causas definidas para fins operatórios, que em certo sentido são os meios, onde a causa eficiente (a que atinge os fins), é aquela que mais propriamente está ligada a produtos ou efetuação dos efeitos.

 

Só para constar as outras três causas são: a material, a substância que é feita certa coisa, a formal, a essência da coisa e a final: a razão de algo existir, está é a que muitos confundem.

 

No significado grego a causa é o que caminha na relação operatório, ou seja, a efetuação pode ser substituída como o comprometimento, assim as quatro causas podem ser vistas como o comprometimento da produção de uma coisa.

 

Assim supera-se a ideia de fazer algo, a partir de alguma coisa para atingir determinado fim, e devemos rejeitar até mesmo aquilo que se chama uso “consciente” da coisa”, pois pode ter uma interpretação pessoal ou até mesmo utilitária do que é este uso.

 

O sentido heideggeriano é deixar acontecer, o ocasionamento ou o que vem a aparecer, por isto uma criança se surpreende com a técnica e o adulto fica apreensivo, pois acontece algo novo no que pode ser chamado de plano natural, com a diferença que o tecnicamente produzido, tem esse deixar aparecer por meio de um meio construído e não algo da natureza.

 

O que aparece de novo no texto heideggeriano “A questão da técnica” é que o questionar não é deixado de lado, mas faz um ajuste entre meios e fins, saindo da esfera puramente instrumental para fazer o “desocultamento” da técnica, o que por vezes é difícil por toda complexidade que se esconde nela;

 

O que ele faz é estabelecer uma relação entre o uso da técnica e a verdade, que permanece aprisionada quando se faz o seu uso sem estabelecer esta relação, o que significa a representação de um fim perante o uso de uma técnica, ou seja, a verificação se fazemos com “exatidão da representação”, aquilo que se deseja atingir (fim) com uso deste meio (técnica).

 

A dançarina Amy Purdy fez apresentação de uma dança acompanhada por um robô industrial na Abertura das Paraolimpíadas do Brasil, representando a relação do homem com a tecnologia (foto).