RSS
 

Arquivo para fevereiro, 2022

Covid: ligeira queda de mortes e protocolos

28 fev

Depois de várias altas e estabilidade no número de mortes, neste final de semana registra-se a primeira queda de “casos conhecidos” como dizem os fornecedores de dados, pois não há uma política de testagem, assim os números de infecções também vêm caindo, mas por falta de dados são menos confiáveis.

A vacinação de crianças e o número total no país também avançam ultrapassando a 80%, já com um número significativo de doses de reforço (30%), porém os protocolos continuam mal administrados: distanciamento, aglomerações e uso correto de máscaras não podem ser abandonados e a próxima medida anunciada será a liberação de máscaras em ambientes ao “ar livre”.

O número de 722 mortes diárias é alto ainda, afinal são mortes e não casos complicados ou apenas pessoas não vacinadas, uma fase de protocolos bem administrados seriam razoáveis para fazer este número cair rapidamente e basta ir a qualquer evento e ver que não há mais uma verdadeira preocupação, e em ano político isto não é uma medida aceita, por exemplo, no comércio.

Não é compreendida ainda clinicamente a Covid de longa duração e a recomendação médica é a de testar sempre, ela atinge de modo especial as crianças (o site viva bem da uol cita vários casos) e ela não está presente na preocupações de ambientes públicos, apenas as máscaras e álcool gel é o básico, deveria haver testagem, além dos protocolos que deveriam ser observados e não são (distanciamento por exemplo, não se observa mais em qualquer ambiente público e nem há fiscalização).

Espera-se que mantenham os protocolos e que a média móvel de mortes possa cair mais rapidamente do que tem sido até agora, reduzir para endemia é precipitado dizem especialistas.

Amanhã postaremos de um segundo flagelo da guerra, conforme dissemos no início do mês as pestes, seguem-se ou precedem de guerras e depois virá a fome e o caos social, é incrível que alguém torça ou deseja por uma situação de tamanha desumanidade, amanhã retornemos ao tema com esperança que o diálogo Rússia e Ucrânia anunciado dê frutos.

 

Pode um cego guiar outro cego ?

25 fev

Numa situação de conflito as partes envolvidas devem ser arbitradas por uma terceira que seja neutra, mas ainda não existe.

A escalada da guerra entre Ucrânia e Rússia segue nesta manhã de sexta-feira, tanques russos se aproximam de Kiev enquanto as tropas de defesa da Ucrânia resistem como podem com ataques anti-tanques e explosões de ponte, como a do rio Teteriv, que dificultam a chegada dos russos a Kiev, também conseguiram atingir alguns tanques com baterias antitanques.

O próprio ministério da Defesa da Ucrânia informa que os tanques russos já estariam a 32 km da capital, e o objetivo é a queda do governo e consequente ocupação russa do país, os aliados do leste Europeu que fazem parte da OTAN: Polônia, Lituânia, Estônia e Letônia invocam o artigo 4º. do tratado da OTAN que qualquer país atingido implica numa reação dos 30 estados membro.

A entrada da OTAN seria o início de uma escalada mundial da Guerra, certamente a China se posicionaria a favor da Russia enquanto os EUA e seus aliados fora da Europa se posicionariam a favor da Ucrânia, o que já vem acontecendo, porém o Brasil segue numa complicada situação em função da visita do presidente da República em hora inoportuna à Rússia, porém o vice-presidente já condenou a ação russa.

Nas primeiras horas desta sexta-feira a situação da Ucrânia vai se tornando dramático com a possibilidade de um eminente assalto das forças russas a capital Kiev da Ucrânia, sem uma reação dos aliados, apesar de terem cedido armas ao exército ucraniano, em poucas horas a ocupação do país pode ser total.

O conselho de segurança conforme noticiamos ontem já se pronunciou contrário ao avanço russo, embora a retórica russa diga que era somente para manter a paz e anteriormente que não invadiria a Ucrânia, já se sabe que são apenas retóricas de guerra.

Quem seriam as forças, países e pessoas capazes de convocar uma reunião diplomática de emergência, as sanções impostas aos bancos da Rússia atingem três aliados de Putin neste mercado financeiro: Gennady Timchenko, Boris Rotenberg e Igor Rotenberg.

Outra sanção foi a interrupção do gasoduto Nord Stream 2 que está pronto e liga a Rússia com a Alemanha, Putin acusou o golpe dizendo que isto vai fazer o preço do gás explodir e a Europa depende dele.

Porém o problema central segue, quem pode dar luz a um diálogo entre cegos, como diz a leitura bíblica que faz alusão a que um cego não pode guiar outro cego, e acrescenta (Lc 6, 42): “como pode dizer a teu irmão: irmão, deixa-me tirar o cisco do teu olho, quando tu não vês a trave no teu próprio olho? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho, e então poderás enxergar bem para tirar o cisco do olho do teu irmão”.

Não se trata de torcidas de uma partida de futebol e sim de vidas humanas e direitos de povos e nações que estão em jogo, não há torcida que tenha luz senão aquela que deseja a paz, os lados em conflito, aquilo faço alusão a Biden e Putin, deve aceitar algum tipo de moderação para evitar uma guerra mundial, ou a volta da guerra fria.

 

Além da geopolítica, uma visão de mundo

24 fev

A falta de visão global, a ideia de uma cosmovisão que supere a cegueira foi tratada em vários campos da filosofia, vem desde o mito da caverna filosofia de Sócrates e Platão, onde aqui que os homens veem sem estar na luz são apenas sombras do que é realmente o mundo, mais modernamente Heidegger a ampliou para o “Weltanschauung” (uma espécie de mundovisão ou cosmovisão, mas toda tradução é pobre), uma visão fundamental porque deixa de ver o  mundo de modo bipolar ou unipolar para enxerga-lo como um todo onde se inclua o ser, tudo o que existe além de determinada forma particular de ver o mundo, incluindo a natureza e o cosmos.

Em termos da vida cotidiana isto é fundamental tanto na chamada “filosofia natural” (embora esta esteja viciada pelo idealismo contemporâneo), onde se incluem tantos os valores fundamentais, aqueles que já existem no direito internacional (direito a vida, a opção religiosa e cultural, etc.) ampliando o mundo da mera ética e moral para os valores existenciais, aqueles onde além da condição humana estão os direitos de povos e nações que tem determinada forma de ser e viver.

É preciso para isto uma visão de mundo que ultrapasse os limites do nacionalismo e do desejo egoísta de dominação dos povos, a decolonização, a limitação do poder das superpotências e um papel realmente efetivo da ONU, que deve ultrapassar a mera União das Nações, para uma verdadeira unidade e paz entre os povos.

Citamos o livro A peste de Camus, quando ele trabalhava clandestinamente no jornal Combat! na luta contra o nazismo escreveu> “Cartas a um amigo alemão” (1945), onde se lê: “Cartas a um amigo alemão” (1945): havia sentimentos comuns, como a separação ou o medo, mas continuavam a colocar no primeiro plano as preocupações pessoais. Ninguém aceitara ainda verdadeiramente a doença”, neste caso não uma peste, mas a guerra, já postamos aqui a relação entre elas, e agora relacionamos ao medo que é existencial.

Ninguém mais que o povo ucraniano sente isto hoje, porém Alemanha e Reino Unido já estão envolvidos, o presidente da Ucrânia já se reuniu com a Lituânia e Polonia, também os russos, EUA e China e toda Europa sente isto de certa forma, mas dirão não é comigo é com os vizinhos, era isto que alerta a Carta de Camus, não é o vizinho, além das sanções econômicas que já farão reflexo na economia mundial, a expansão da bipolarização da tensão já se espalha aos poucos: a peste.

A relação com o vírus é parecida, vai entrando aos poucos, uma, duas, dezenas e depois centenas de pessoas contaminadas, até se tornar uma guerro-cídio, uma guerra geral senão em termos bélicos, seria um desastre devido as armas nucleares, em termos existenciais e de mundovisão, não há os limites do discurso do ódio, um ódio é um ódio, um não a paz.

Que seja possível enxergar além dos conflitos, a existência e o direito a vida dos povos e das nações, e que os conflitos fiquem nos limites da diplomacia (na foto Reunião do Conselho de Segurança da ONU).

 

Sobre a Guerra e a cegueira

23 fev

É sempre cego ou apenas egocêntrico aquela incapacidade de olhar o Outro, querem sua atenção apenas para exigir seus dotes e seus feitos, assim são egocêntricos, porém a cegueira social e cultural é mais ampla, nela está a incapacidade de aceitar culturas e povos diferentes, dizem eles não constituem um grupo relevante ou não tem uma cultura avançada, onde a questão do avanço depende apenas do referencial, o mais comum em ambos casos é reclamar o olhar do outro sobre si, sem que haja o recíproco.

O ensaio sobre a cegueira de José Saramago, já postamos aqui fala desta cegueira social vista como um vírus que se espalha e começa cegar a todos, e que foi transformado em filme pelo diretor brasileiro Fernando Meirelles, com roteiro de Don McKellar, e chamamos o nosso post-ensaio de Intermitências da Morte, outro ensaio de Saramago.

Camus também descreveu em seu romance A peste, sobre uma doença que atingiu seu país natal (era argelino) e que via que chega-se uma hora em que a verdade parece ofender a todos, até mesmo os outrora sensatos: “mas chega uma hora na história em que aquele que ousa dizer que dois e dois são quatro é punido com a morte” pois é “uma ideia que talvez faça rir, mas a única maneira de lutar contra a peste é a honestidade”, esta virtude esquecida e até ironizada nos dias de hoje.

Diz Camus que ultrapassar o medo e a dor “compreendi que toda a desgraça dos homens provinha de eles não terem uma linguagem clara.  Decidi então falar e agir claramente, para me colocar num bom caminho”, isto implica não apenas em sabedoria e coragem, mas também ultrapassar a cegueira humana.

Numa passagem mais contundente dirá o autor: “Os homens são mais bons do que maus, e na verdade a questão não é essa. Mas ignoram mais ou menos, e é isso que se chama virtude ou vício, sendo o vício mais desesperado o da ignorância, que julga saber tudo e se autoriza, então, a matar”, mas então se faz o ódio e a guerra.

Este parece ser um caminho sem volta pelo qual trilhamos, não apenas no pavio aceso na Ucrânia e na Rússia, mas em toda humanidade, a cegueira do tempo das guerras parece ter voltado a toda e todos estão apontando o dedo uns para os outros, e Karl Klaus avisava aos jornalistas (antes da 1a. guerra mundial) que também embarcavam na onda: “A guerra, a princípio, é a esperança de que a gente vai se dar bem; em seguida, é a expectativa de que o outro vai se ferrar; depois, a satisfação de ver que o outro não se deu bem; e finalmente, a surpresa de ver que todo mundo se ferrou.

Também na Bíblia não falta esta metáfora: o cego Bartimeu que implora a visão, a cura do cego de nascença (incrível porque não tinha um sistema cognitivo para enxergar) e foi lavar-se no tanque de Siloé e os dois cegos da Galileia, é claro para a maioria dos teólogos que esta cura é para ver a verdade que os homens se recusam a ver: o Amor e a Paz.

As polarizações regionais e nacionais aos poucos se tornam mundiais e a sensação de que o outro é que vai “se ferrar” é a crescente e pura cegueira, todos nos ferraremos.  

 

Acordos possíveis e conflito iminente

22 fev

Ataques que aconteceram no final de semana nas regiões de separatistas Donesk e Lugansk podem minar as possibilidades diplomática em torno da Ucrânia, tanto a Ucrânia quanto a Rússia através dos separatistas querem estabelecer os limites territoriais antes de um possível acordo, porém os testes realizados com foguetes com carga nuclear na região de fronteira são mais provocativos que parecem, enquanto a Russia reconhece os governos denominados República Popular de Donetsk e República Popular de Lugansk.

As agências de notícias informaram nesta segunda feita que “o presidente disse que planeja assinar o relevante decreto num futuro próximo”, referindo-se ao reconhecimento das regiões separatistas e informou os líderes Emmanuel Macron (França) e Olaf Sholz (Alemanha) de suas intenções.

Com isto o protocolo de Minsk que estabelecia um equilíbrio de forças nas três regiões em lítio, pois também a Criméia fazia parte daquele acordo, parecem estar rompidos e o objetivo expansionista de Moscou fica claro, agora com objetivo definidos, a Ucrânia deve abrir mão de parte do seu território para as Repúblicas Populares, e a Criméia sequer é citada sendo portanto uma região já considerada anexada a Rússia, a duvida agora é se os desejos do Kremlin param ai, as tropas nas fronteiras não dão sinal de limites.

Os cálculos de analistas da inteligência americana é que 75% das forças militares russas estão voltadas ao conflito, tudo leva a crer que não se trata apenas de apoio tático aos rebeldes das repúblicas em litígio, agora o que se espera é o reconhecimento dos países por esta independência, infelizmente é um sinal para todas nações e assim torna o conflito mundial, embora ainda o envolvimento bélico sejam das forças da Otan e da Rússia, além de Ucrânia é claro que ainda não é membro da OTAN.

É possível a diplomacia atuar, sempre é possível mesmo a beira de uma guerra, o que se avizinha com bombardeiros na região de Donesk e Logansk é uma guerra civil interna, se tanto as tropas da Otan como da Rússia se envolverem os frágeis limites de pacificação podem rapidamente se romper.

A Rússia não se fechou a diplomacia, porém o comunicado de uma ação de reconhecimento é claramente um pedido de recuo para a Ucrânia, enquanto há acusações militares de ambas as partes.

Pode parecer que é um conflito local, mas lembremos como nasceram os conflitos da primeira e segunda guerra que eram por domínio em regiões limítrofes e que pareciam problemas apenas locais.

Serão com uma forte diplomacia nesta região que pode ser evitada uma escalada mundial.

 

Quadro de Covid-19 é indefinido no Brasil

21 fev

Enquanto seguem as apostas numa queda da Covid-19, enfatizamos que seria mais seguro pensar num segundo semestre em relação aos protocolos em especial de distanciamento, o quadro de mortes mostra uma indefinição neste mês (veja o gráfico), e o estudos sobre a nova variante ômicron BA.2 ainda estão no início, e a OMS investiga outras subvariantes, embora a BA.2 tenha apontado com a principal no aumento de novos casos, no estado de São Paulo já foram detectados 3 casos.

Ela está sendo chamada de “ômicron furtivo” (stealth) por conseguir escapar das vacinas, com gravidade menor, porém as subvariantes ainda estão sendo estudadas, tanto a gravidade (que por enquanto é menor, mas não deixa de ser letal), enquanto se observa neste mês de fevereiro a ômicron é dominante e um aumento dos da subvariante BA.2.

Enquanto a maioria dos estudos aponta para menor gravidade, cientistas do Japão das Universidade de Tóquio, Kumamoto, Hokkaido e Kyoto apontam que a subvariatne pode ser mais agressiva que a original, porque afeta mais gravemente os pulmões, e já sabemos que este tem sido o fator mais grave, e por isto chamado de SARS-Covid (SARS, Síndrome Respiratória Agude Grave).

Em nossos círculos de relacionamentos todos os dias recebemos notícias de funcionários em trabalho presencial, professores e alunos infectados, como há pouca testagem muitos casos nem são contabilizados, pois há muitos casos assintomáticos.

Kei Sato, pesquisador da Universidade de Tóquio que conduziu o estudo, argumentou que o mais importante neste momento seria monitorar mais de perto e “estabelecer um método para detectar a BA.2 especificamente seria o primeiro passo” em muitos países, conforme já havíamos postado ter uma política de testagem neste caso “nova”.

Se olharmos os dados da Dinamarca onde os casos de BA.2 são muitos altos (dados do Our World in Data

Continuamos pedindo um protocolo mais claro, com distanciamento e política de evitar aglomerações, porém parece que por razões políticas isto foi abandonado.

 

Amar os inimigos e evitar as guerras

18 fev

Falamos na semana passada de como a fome, as pestes e as guerras tinham estreita correlação, no post de ontem demonstramos como foi a “divisão” da Europa no pós-guerra, aparecem logo abaixo os primeiros países do norte da África que estavam sob domínio a França (Líbia e Tunísia) e da Espanha (Marrocos), e discorremos sobre as guerras que ainda hoje ocorrem lá devido a mineração de fosfato.

Praticamente toda África era colonial, exceto a Libéria e a Etiópia, este último que é manchete até hoje de fomes e guerras junta-se a ele agora a Somália, que foi colônia italiana, no pós-guerra a influência russa nas lutas de libertação aumentaram a influência em diversas regiões, como Angola, Moçambique e Guiné Bissau, mas praticamente toda a África entra neste processo de ebulição, e as forças aliadas que haviam formado a Organização das Nações Unidas, o Japão vencido na guerra teve que reconhecer a independência da Coréia (até então unificadas) e a concessão das ilhas Curilhas para a União Soviética, mas que recentemente alimentaram a tensão entre a Rússia e o Japão.

Assim as Nações Unidas não foram capazes de promover a independência sem grandes e sangrentas guerras na África, algumas ainda persistem, a descolonização é apenas uma nova maneira de dependência, assim como na América a dependência das lutas ideológicas, estas culturais e internas, nunca permitiram uma real paz e fim da guerra fria.

A queda do muro de Berlim e a dissolução da União Soviética, com vários países se tornando independentes e voltando a sua cultura original, é mera ilusão achar que elas são soterradas pelas ideologias, parecia fazer surgir um mundo onde a diversidade política, cultural e religiosa seria tolerada, embora a tensão árabe nunca tenha acontecido, a primavera árabe foi um alento, mas as forças que continuam vivas dentro destas nações ainda atuam de forma vigorosa, veja-se tensões na Líbia, no Congo, no Saara e muitas outras, também a América Latina vive uma polarização ora para um lado ora para outro.

A força econômica e política que a China ganhou, as novas influencias geopolíticas da Rússia, a tensão hemisférico norte e sul pobre, as crises das democracias tudo isto parecem acelerar um processo de estabelecimento de uma Nova Ordem Mundial, algumas correntes mais fatalistas a chamam pela sigla NOM, porém de fato tudo isto é só a ebulição de questões que o pós-guerra não resolveu, as Nações Unidas ainda não são aquilo que prometeram ser um real “concerto de nações” que vivam em paz e negociem os conflitos.

Assim vivemos uma tensão bipolar em vários sentidos, norte-sul (foto), colônias e colonizadores, tensão ideológicas que atuam hoje mais internamente do que externamente, e uma pandemia que acelerou todo este processo, se o mundo poderia ser polarizado poderia ser unipolar, há uma perspectiva positiva que seria o real “concerto de nações” e outra ruim que é a polarização em um dos perversos fatores que já atuaram sobre a humanidade.

Como conviver com diferenças culturais e políticas tão grandes, não basta um princípio de amizade ou de paz sempre ameaçada, é preciso aceitar e defender a diversidade, ultrapassar o conceito de “inimigo” dentro da forma de ódio e intolerância (escrevemos vários posts para explicar isto), aquilo que em termos da cultura cristã é chamado de “amar o inimigo”, diz a leitura Lc 6,27-28: “A vós, que me escutais, eu digo: Amai os vossos inimigos e fazei o bem aos que vos odeiam, bendizei os que vos amaldiçoam, e rezai por aqueles que vos caluniam”, em outras palavras nem unipolar nem bipolar, mas um mundo multipolar.

 

O ódio e a intolerância na história

17 fev

É preciso conhecer o processo histórico para entender as bases em que uma polarização mundial e uma pretensa nova ordem mundial, um termo bastante vago e sujeito a muitas interpretações, que levaram a polarização no período da guerra fria e que parece retornar com moldes novos, onde o fermento do ódio pode florescer.

As razões que levaram a formação do Eixo, aliança com os nazistas na segunda guerra mundial, foram: a expansão territorial com a criação de impérios com base em conquistas militares e a derrubada da ordem internacional do período pós Primeira Guerra Mundial, e a destruição e neutralização do comunismo soviético.

A Alemanha e Itália assinaram em 1º. de novembro de 1936, uma semana depois de anunciarem um pacto de amizade, a criação do Eixo Roma-Berlim e depois em 25 de novembro de 1936 o Pacto Anti Internacional Comunista (Comintern) em oposição à União Soviética, a Hungria, a Bulgária e a Eslováquia entraram no eixo no mês de novembro de 1940, mais tarde entraria a Croácia, a Finlândia em 1941 se associaria a URSS e em abril daquele ano a Iugoslávia foi invadida e desmembrada pelas forças do Eixo e depois a União Soviética.

No início da guerra, em 1º. de setembro de 1939, os aliados eram a França, Polônia e o Reino Unido, assim como os estados dependentes da Coroa Britânica: a India, a Austrália, Canadá, Nova Zelândia e África do Sul, após a invasão da Bélgica, além dela os Países Baixos e a Grécia se uniram aos aliados, a União Soviética apoia a invasão da Polônia, porém percebendo que seria traída pelos nazistas se torna também aliada, os Estados Unidos entrariam totalmente na Guerra após o ataque a Pearl Harbor (7 de dezembro de 1941), apoiavam com dinheiro e armamento até então, em dezembro de 1941 se torna um membro aliado com tropas e envio de armamento pesado para a Europa.

A China tinha uma prolongada guerra com o Japão desde o Incidente da ponte Marco Polo em 1937, que foi um incidente do sumiço de um soldado e de tropas aquarteladas dos dois lados desta ponte que é próxima da Manchúria (região em disputa), por isso a China juntou-se oficialmente aos Aliados em 1941.

Com o Eixo praticamente derrotado, foi realizada a Conferência de Teerã com as primeiras divisões territoriais das tropas de ocupação em cada país, isto é importante para compreender os avanços soviéticos constituindo o leste europeu, o Dia D do desembargue das tropas na Europa foi realizada no dia 7 de dezembro de 1941.

As conferências de Potsdam e Yalta foram realizadas respectivamente 17 de julho e 2 de agosto de 1945, antes da bomba de Nagasaki e Hiroshima dias 6 e 9 agosto.

Duas atitudes devem ser analisadas nos acordos pós-guerra, um é a reintegração do território alemão a guerra nos limites anteriores a primeira guerra, com a ressalva que o local onde estava a antiga Königsberg depois Stalingrado e hoje Kaliningrado foi tomada pela URSS e os alemães foram expulsos, o negativo foi a bomba nuclear sobre Nagasaki e Hiroshima quando a guerra estava praticamente terminada, e os efeitos da bomba marcaram a história da humanidade para sempre, lançada em agosto de 1945.

Analisaremos no próximo post o avanço e o quase final da guerra fria e aquilo que pode causar um desequilíbrio e criar uma Nova Ordem Mundial, sigla usada de diversas formas.

 

Tolerância, guerras e história

16 fev

Cresceu ainda mais em meio a pandemia, que nos forçou a uma reclusão involuntária, uma espécie de intolerância ao Outro, aquilo que na filosofia atual tem-se chamado da exclusão do Outro, escreveram sobre isto Habermas, Paul Ricoeur, Emmanuel Lévinas entre outros, e mais atualmente Byung Chul Han.

No iluminismo, Voltaire já havia escrito algo parecido em seu “Dicionário Filosófico”: “O que é a tolerância? É o apanágio da humanidade. Somos todos cheios de fraquezas e de erros; perdoemo-nos reciprocamente as nossas tolices, tal é a primeira lei da natureza.” (VOLTAIRE, 1978,  p. 290)

Na época o livro foi proibido de circular na França tamanha era a intolerância entre católicos e protestantes, e foi isto que levou Voltaire a chamá-los de maníacos.

O iluminista afirmava que “sem a tolerância” o mundo continuaria desordenado, como continuou, e radicaliza ao dizer: “o melhor meio para diminuir o número de maníacos, se ainda restam, é de confiar esta doença do espírito ao regime da razão, que lenta, mas infalível ilumina os homens” (idem), assim acreditava porque era próprio do espírito das luzes e a religião no seu tempo, pela divisão entre os cristãos da Reforma e os católicos, eram intolerantes ao contrário do evangelho que pregavam sobre o perdão e a misericórdia.

Sobre a questão religiosa, John Locke muda a argumentação para defender a tolerância religiosa partindo exatamente da separação entre Estado e Igreja e estabelecendo funções diferentes para cada uma dessas instituições, assim como poderes próprios para a realização de suas devidas funções, mas foram preciso duas guerras para que o conceito fosse amadurecido.

A questão da Tolerância religiosa ficou estabelecida no Tratado de Paz da Vestfália, histórico para as relações internacionais, que na verdade foram dois tratados nas cidades alemãs de Münster e Osnabrück, em 1648, colocando fim na chamada Guerra dos Trinta Anos (1618-1648) no qual as disputas religiosas levaram a lutas entre reinados.

A Declaração de Princípios sobre a Tolerância foi adotada em 16 de novembro de 1995 pelos Estados-membros da UNESCO, nela afirma-se que a tolerância não é a indulgência nem a indiferença e sugere “o respeito e a apreciação da rica variedade das culturas do mundo e formas de expressão”, lançando um olhar diferente a culturas e religiões diferentes.

Os maníacos de Voltaire podem agora serem traduzidos como fanáticos, defensores de territórios e de poder, motivações da primeira e segunda guerra mundial, onde os territórios levaram a tensões entre a Tríplice Entente (também conhecida por Aliados: França, Reino Unidos e Russia) e a Tríplice Aliança (que eram as Potências Centrais: Alemanha, Itália e Império Austro-Húngaro), os territórios reduzidos da Alemanha e expandidos da Rússia e da França, a região da Alsácia-Lorena será disputada pela Alemanha) alimentarão a futura segunda guerra mundial, e estes tratados mal feitos vão levar a novas disputas de território, vê-se o caso da Finlândia (que ficou estabelecida como neutra em relação a antiga União Soviética) como o caso citado em recente conversa de Putin com Macron sobre a atual crise da Ucrânia, que poderia ter uma espécie de “solução finlandesa”, nas últimas horas houve uma retirada de pequena parte de tropas da Rússia da fronteira com a Ucrânia. 

Qualquer tratado agora precisa ter bases seguras, a ideia de que uma “nova ordem mundial” está em curso esconde desejos expansionistas e de intolerância política.

 

Horas de tensão para a paz

15 fev

O presidente da Ucrânia Voldymyr Zelenskiy afirmou no dia de ontem (14/02) ter ouvido que a quarta-feira será o dia fatal para uma possível invasão russa, e chamou o povo a “unidade” e a manifestar-se este dia pela Ucrânia e pela paz, ele tenta minimizar a possibilidade de um ataque e se mostra disposto a fazer concessões para a paz.

Do outro lado a Rússia afirma também estar disposta a paz, mas ao contrário de concessões reafirmar suas exigências, entre elas a não inclusão da Ucrânia na OTAN, que seria uma ameaça ao território russo, Putin esconde o que todos sabem sobre os desejos expansionistas, que na visão russa é apenas a reintegração de seus territórios do tempo da URSS.

Crescem os aparatos bélicos nas fronteiras da Ucrânia, não apenas ao norte na fronteira com a Rússia e a Belarus, mas também ao sul na região da Moldávia e no território da Criméia que está sob a posse russa, mas que é reivindicado pela Ucrânia, também nestes países as delegações diplomáticas americanas estão sendo retiradas.

O padrão do discurso russo é repetitivo, assim como o do Ocidente (EUA, Alemanha e Reino Unido, principalmente), apenas a França e a própria Ucrânia admitem concessões, do lado russo há uma lista de reivindicações para uma possível paz enquanto faz a retórica de que não desejam a guerra, além do apoio chinês, também a Argentina além da aliada Venezuela e o inesperado apoio brasileiro parece dar força aos desejos russos, Bolsonaro está em visita ao país em tempos conturbados.

Não haverá paz sem concessões, e tanto do lado russo que diz que há chance para paz se suas exigências forem aceitas, como do lado aliado que diz que a resposta será rápida e severa, mais parecem preparar a guerra do que dispostos a qualquer acordo de paz.

São dias tensões, em especial para o povo ucraniano, mas também para boa parte da Europa, a Rússia tem uma base de mísseis nucleares supersônicos Zircon, tanto no exclave (território descontínuo da Rússia) quanto próximo a Criméia no mar Negro, estes mísseis que foram testados no final do ano passado podem alcançar os países da Europa e são mais rápidos que as baterias antiaérea internacionais, além da questão de carregaram capsulas nucleares.

Apesar de ter um grande exército, o exército ucraniano é muito inferior em tecnologias e armas, o apoio da OTAN é apenas estratégico, mas o povo resistirá (foto)

Mais do que concessões é preciso entender as inseguranças e visões de lados opostos, não se pode chegar a um acordo sem a capacidade de enxergar o “outro lado”.