RSS
 

Birdman e a tragédia grega

16 fev

Fui assistir no cinema, e a telona não perde seus encantos, vi algo diferente do que tinha vistoBirdmanTragedy na telinha interativa, em parte a tragédia clássica e em parte algo de novo, se tragédia é o que termina em algo triste, Birdman impressiona.

Vi também, no diálogo em que a filha Lesley (Naomi Watts) com o pai Riggan Thomson (Michael Keaton) , referências às novas mídias, questionando o pai que não sabe a influência dos vídeos, blogs e facebook na opinião pública, tinha percebido é claro, mas os tons pareceram mais dramáticos e uma releitura de seus significados.

O significado é mais profundo se entendemos a preocupação com a crítica Tabitha Dickinson (Lindsay Duncan) que escreve no New York Times e o sucesso inesperado de um vídeo de Riggan no Youtube.

Mas no final a tragédia apresenta também uma novidade, normalmente deveria terminar com um final triste, e é e não é, como o filme consegue isto ? surpresa que fica no ar.

Depois de tudo isto, do fato de Birdman ser também uma referência a grandes produções de super-heróis como Batman (que o próprio Michael Keaton fez), o Superman e outros extra-mans, o filme mostra uma tragédia de questões muito humanas: cobiças, vaidades, competições, ira, traições, etc.

Depois de tudo, a ligação entre o símbolo Fenix (na mitologia grega, um pássaro que morto ressurge das cinzas), é possível uma leitura de uma “quarta-feira de cinzas” em uma versão não teológica, então “você pode mudar sua vida”, diria Peter Sloterdijck

 

Comentários estão fechados.