Robô Asimo mais rápido e inteligente
A Honda é conhecida por suas motos e seus carros, mas já a muito tempo seu robô faz sucesso: o Asimo.<
Lançado em 2000, ele já apresentava funções humanoides como andar e verificar obstáculos e perigos, versão humanóide dos antigos P2 e P3, recebia o nome de ASIMO (Advanced Step in Innovative Mobility, ou seja, Passo Avançado em Mobilidade Inovadora).
Em 2005 ele podia conviver em ambientes sociais sem perigo e já fazia funções comerciais.
Sucesso em muitas feiras de tecnologia japonesas, o robô Asimo foi apresentado agora mais inteligente e mais rápido, na terça-feira passada (08/11) para jornalistas em Tóquio.
Ele mostrou inúmeras funções e versatilidade, desenvolvido desde o início de 2000, ele agora toma decisões, se comunica por sinais, corre até 9 km por hora, ele pode reconhecer face e voz e assim já é capaz de diferenciar uma conversa entre 3 pessoas e decidir por uma pessoa.
Ele anda de costas, em um pé só, pula, carrega objetos e serve líquidos com delicadeza e precisão.
O Asimo pode enfrentar superfícies irregulares tomando decisões e sem cair e ganhou novos sensores nos dedos, assim o robô abre uma garrafa térmica sem esmagá-la.
As novas habilidades do braço e das mãos foram desenvolvidas para ajudar a recuperação das usinas nucleares de Fukushima, fortemente atingida pelo tsunami no Japão em março deste ano.
O braço do robô está habilitado para fechar e abrir válvulas, aptidão que nenhum outro robô possui até o momento, e podendo ser usado em condições perigosas para humanos.
Longe da fantasia, este é o maior desenvolvimento de robôs na atualidade.